Projeto de Lei estadual é objeto de nota de repúdio do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

PL, em tramitação na Assembleia Legislativa, libera depósito de agrotóxicos sem considerar distâncias preventivas

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, do qual participa o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), emitiu, nesta segunda-feira (29) nota de repúdio ao projeto de Lei nº 154/2014, em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto trata dos depósitos de agrotóxicos, que, caso aprovado o projeto, “poderão instalar-se e/ou operar, independentemente da distância de residências, em zonas rurais, urbanas mistas, comerciais ou industriais, em consonância com o Plano Diretor do Município e demais Leis municipais de parcelamento do solo urbano ou do Estatuto da Cidade”.

De acordo com a nota, o texto afasta condição legalmente imposta ao licenciamento de depósitos de agrotóxicos pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). O limite atualmente é de 30 metros em relação a residências, que se justifica, de acordo com a nota, principalmente em virtude da emissão de substâncias voláteis nestes depósitos, além do risco de incêndio e de acidentes com os caminhões que abastecem os depósitos.

Clique aqui para ler a íntegra da nota

19/8/2014 - Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos repudia uso do paraquat

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)