Ministério Público do Trabalho prestigia a apresentação do Museu da Cultura Hip-Hop, na Vila Ipiranga

MPT-RS esteve presente na cerimônia que revelou os planos para a primeira instituição do gênero na América Latina

Visitantes foram apresentados ao espaço que abrigará o museu, em antiga escola. Foto: A.C.H.E., Divulgação
Visitantes foram apresentados ao espaço que abrigará o museu, em antiga escola. Foto: A.C.H.E., Divulgação

     O Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul esteve presente na manhã desta sexta-feira (17/12) na cerimônia de apresentação dos planos para o Museu da Cultura Hip-Hop, o primeiro do gênero na América Latina, a ser instalado Vila Ipiranga, zona norte de Porto Alegre. A entidade foi representada pela procuradora do MPT-RS Marlise Souza Fontoura na cerimônia, que também contou com a participação da secretária de cultura do Estado, Beatriz Araújo, e de representantes do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre.

     O Museu da Cultura Hip Hop da América Latina é resultado dos esforços da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio (A.C.H.E) e foi idealizado pelo rapper Rafael Diogo dos Santos, o Rafa Rafuagi, militante da cultura hip-hop e do movimento negro no Estado. A ideia é, além de realizar exposições que recontem a história do gênero musical, internacionalmente associado às lutas de minorias urbanas e de comunidades periféricas, oferecer aos jovens oficinas de Hip Hop, DJ, MC, grafite, dança, slam, além de atividades educacionais – replicando um modelo que a A.C.H.E. já aplica no centro Casa da Cultura Hip-Hop em Esteio.

     – A sede escolhida é uma antiga escola estadual. Para nós é muito representativo que esse espaço traga de volta a educação para uma escola desativada – afirma Rafuagi.

REFORMA

     A primeira parte do projeto foi a realização de uma extensa pesquisa museográfica que contou com o trabalho de 400 pessoas entre julho e novembro deste ano, e que foi financiada com recursos destinados em inquérito civil (IC) acompanhado pela procuradora Márcia Medeiros de Farias, do MPT-RS . O próximo passo, que terá início ainda antes do fim do ano, é a reforma completa do espaço, a antiga Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Oswaldo Aranha, na Vila Ipiranga (Rua Parque dos Nativos, 515).

Tags: Dezembro

Imprimir