📅 Atenção! Devido ao estado de calamidade pública, os prazos nos procedimentos do MPT-RS que vencerem neste período ficam prorrogados até 6/6, com exceção dos casos urgentes, relativos à calamidade pública, e os declarados pelo(a) membro(a) oficiante. Ademais, faculta-se ao(à) membro(a) oficiante a realização de audiências na modalidade telepresencial.


☎️ O atendimento ao público segue pelos canais online e, no horário de expediente, pelos seguintes telefones:

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

⚠️ Recomendação nº 1/2024: emissão gratuita de atestados de exposição a enchentes
⚠️ Recomendação nº 2/2024: adoção de medidas trabalhistas alternativas e diálogo social
⚠️ Recomendação nº 3/2024: adoção de medidas de saúde e segurança do Trabalho em atividades de retomada

MPT realiza primeira capacitação do projeto MPT Na Escola 2022

Treinamento foi realizado na sede, em Porto Alegre, e incluiu 15 municípios

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) realizou nesta sexta-feira (29/4) a primeira capacitação do ano para os municípios que aderiram ao projeto MPT na Escola. Nesta primeira etapa, participaram 15 cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e arredores.

     A reunião foi conduzida pela procuradora do MPT em Porto Alegre Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). Ela apresentou conteúdos sobre a temática do trabalho infantil e aprendizagem profissional, competências do MPT, legislação referente aos temas. Também foi passado o documentário “Ser criança”, elaborado com valores revertidos pelo MPT, com depoimentos de jovens e líderes comunitários.

    O projeto tem como objetivo chamar a atenção da comunidade escolar para o problema do trabalho infantil, com atividades artístico-culturais, coordenadas pelos professores, voltadas aos estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino. As escolas participantes serão definidas pelas secretarias municipais, e o conteúdo da capacitação desta sexta, replicado a elas. Alunos que participarem das atividades pedagógicas previstas no projeto poderão, por sua vez, participar do Prêmio MPT na Escola, realizado anualmente com o objetivo de premiar os melhores trabalhos desenvolvidos.

    É o quarto ano em que o projeto é realizado no Rio Grande do Sul, e o primeiro após a interrupção ocasionada pela pandemia de Covid-19. O Projeto MPT na Escola integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate a Infância, promovido pela Coordinfância do MPT, que também desenvolve trabalho junto às Prefeituras, referente a políticas públicas de prevenção ao trabalho infantil, e junto às empresas, com o incentivo ao cumprimento da cota reservada por Lei aos aprendizes profissionais, a partir dos 14 anos. Neste ano, também serão feitas capacitações nos municípios de Passo Fundo (envolvendo as cidades de Erechim, Marau, Carazinho e Sarandi, além do município sede do encontro), Caxias do Sul, e Pelotas (envolvendo, também, a cidade de Rio Grande).

    O MPT tem o combate ao trabalho infantil e a regularização do trabalho adolescente como uma de suas metas institucionais prioritárias. No Brasil, não é permitido trabalhar antes de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14. Entre os 16 e os 18 anos, pode-se trabalhar, desde que não seja em ambiente perigoso, insalubre, ou em horário noturno.

Clique aqui para acessar o edital do projeto

Leia mais:

12/4/2022 - MPT-RS prepara quarta edição do projeto MPT na Escola

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Maio

Imprimir