MPT-RS comparece à abertura da exposição Lanceiros Negros

Mostra do fotógrafo Marcio Pimenta, com 19 retratos de pessoas negras do Estado, fica aberta à visitação até dezembro na sede da PRR-4, em Porto Alegre

    O Ministério Público do Trabalho se fez presente, no final da tarde de quarta-feira, dia 21, na cerimônia de abertura da Exposição Lanceiros Negros, mostra de autoria do fotógrafo Marcio Pimenta com intervenções artísticas da escritora e ilustradora Paula Taitelbaum. O projeto resgata a importância para a história do Estado dos combatentes negros que lutaram durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), bem como de seu legado para a luta das pessoas negras no presente. O MPT-RS foi representado oficialmente no evento pelo seu procurador-chefe em exercício, Lourenço Agostini de Andrade. A inauguração foi realizada no foyer da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR-4), unidade de segunda instância do Ministério Público Federal (MPF) em Porto Alegre (RS).

     A Exposição Lanceiros Negros reúne retratos realizados por Marcio Pimenta – artista e fotógrafo baiano radicado no Rio Grande do Sul – de 19 pessoas negras nascidas ou residentes no Estado, como o jogador e técnico de futebol Roger Machado; a artista e cantora Valéria Barcellos; e a ginasta Daiane dos Santos. Além de personalidades negras da cultura e do esporte, a mostra reúne outros nomes, como o procurador regional da República Ângelo Ilha da Silva; a desembargadora Iris Helena Medeiros, primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do Estado; o advogado e radialista Antônio Carlos Cortês, um dos fundadores do Grupo Palmares; e o senador Paulo Paim, entre outros. A exposição é constituída dos retratos feitos por Pimenta com a intervenção nas imagens de ilustrações e grafismos realizados pela escritora Paula Taitelbaum, autora de No Mundo da Lua (2002) e Palavra Vai, Palavra Vem (2013), entre outros livros.

     A abertura da exposição contou com a presença de mais de cem pessoas, além dos artistas e de alguns dos retratados. O procurador-chefe da PRR-4, Antônio Carlos Welter, deu início à cerimônia enaltecendo o evento que marca a retomada oficial de atividades abertas ao público no foyer da PRR-4 como forma de aproximar a instituição da sociedade do MPF por meio da cultura.

     Ao tomar a palavra, Pimenta agradeceu o apoio das entidades que transformaram o projeto em realidade, mas fez questão especial de destacar a abertura e a disponibilidade de quem aceitou ser fotografado para o projeto.

     "Ninguém me conhecia e quiseram iniciar um diálogo. Em cada encontro no meu estúdio, aprendia vez mais sobre os Lanceiros Negros", contou.

     A noite contou ainda com manifestações da assessora de Diversidade da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a jornalista Clarissa Lima; e do advogado e radialista Antônio Carlos Cortês, ambos também retratados nas imagens da mostra.

A exposição

     A exposição Lanceiros Negros está aberta à visitação pública até 19 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, com exceção de feriados, na sede da PRR-4 (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800, Praia de Belas, Porto Alegre).

     A ideia por trás dos retratos realizados por Pimenta é a de demarcar os “novos lanceiros”, figuras que representam a luta contemporânea do negro na sociedade brasileira e rio-grandense. A mostra é uma realização da Fundação Pedro Jorge e conta com apoio da PRR-4, da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Secretaria de Cultura do RS. O trabalho já apresentado por Pimenta também como um ensaio publicado na revista National Geographic, em julho deste ano.

     Pimenta declara que o objetivo do projeto é resgatar a importância histórica e o legado dos Lanceiros Negros, corpos de cavalaria constituídos de combatentes negros que, durante a Revolução Farroupilha, lutaram ao lado dos farrapos na longa guerra civil que opôs setores do Rio Grande do Sul ao então Império do Brasil. Saudados por testemunhos da época pela sua coragem e pela habilidade como guerreiros e cavaleiros, os lanceiros foram massacrados durante um ataque imperial em 14 de novembro de 1844, em um acampamento localizado no Cerro dos Porongos, no município de Pinheiro Machado.

Clique aqui e veja a galeria de fotos no site do MPF

Com informações da assessoria de comunicação do MPF

Tags: Setembro

Imprimir