MPT-RS no lançamento da campanha da OAB "Voto não tem preço"

Solenidade marcou a retomada da iniciativa que vem sendo realizada pela ordem desde 2007 para conscientizar o eleitorado

     O Procurador-Chefe em exercício do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), Lourenço Agostini de Andrade, representou a instituição na noite de sexta-feira no lançamento da campanha Voto não tem preço, voto tem consequência, iniciativa capitaneada no Estado pela seção regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS).

     A campanha dá continuidade a um projeto que é realizado na OAB gaúcha desde 2007 para promover a conscientização do eleitorado sobre a importância do ato democrático de votar. O lançamento foi realizado em solenidade na noite de sexta-feira no auditório da unidade Cubo (Rua Manoelito de Ornellas, 55, Praia de Belas, em Porto Alegre) com a participação de autoridades e de representantes de instituições e da sociedade civil organizada.

     "É importante que o eleitor saiba que ele é responsável efetivamente por seu voto. Devemos buscar as informações sobre aqueles em quem estamos votando, sob pena de levarmos adiante a ideia da inconsequência. É muito fácil votar e se esquecer em quem votou e reclamar dos políticos que elegemos. O ato de votar, portanto, deve ser um ato de responsabilidade, porque gera consequência arcadas por toda a sociedade", comentou em sua saudação o presidente da comissão especial de direito eleitoral da OAB-RS, Roger Fischer.

     Ao fazer a recuperação do contexto histórico da campanha, o presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia, comentou como a iniciativa e outras semelhantes gestadas pela seccional gaúcha ganharam repercussão e se tornaram modelo para projetos semelhantes nas 22 seções regionais da entidade. Também reforçou o caráter de advertência da campanha para o voto informado dos cidadãos.

     "Esta campanha tem como objetivo chamar a atenção da população para que as pessoas procurem informações sobre os candidatos e saibam o que já fizeram na vida pública, na vida privada, qual a sua história e quais as duas propostas. A população deve refletir quem são os seus representantes nos respectivos órgãos", disse Lamachia.

     Além do procurador Lourenço Agostini de Andrade, compareceram, entre outros, o presidente da OAB-RS; Leonardo Lamachia; o procurador-geral de Justiça do Estado, Marcelo Dornelles; o defensor público geral do Estado, Antônio Flávio de Oliveira; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE/RS), Francisco José Moesch; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Francisco Rossal de Araújo; a procuradora-geral do município em exercício, Cristiane da Costa Nery; o procurador regional da república da 4ª Região, Lafayete Josué Petter; e o presidente da comissão especial de direito eleitoral da OAB-RS, Roger Fischer.

Tags: Setembro

Imprimir