MPT participa de reunião em que são confirmadas novas turmas do projeto de aprendizagem profissional da Comunidade Jurídico-Trabalhista em 2023
Será o sétimo ano do Projeto Pescar, realizado em parceria com o TRT, OAB-RS, CAA-RS e ESA
O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul participou de reunião na qual foi confirmada a continuidade do projeto de aprendizagem profissional da Comunidade Jurídico-Trabalhista para 2023. Estão previstas duas novas turmas de jovens aprendizes, estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ou posterior, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
O projeto é realizado desde 2017 pelo MPT, Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RS), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Caixa de Assistência aos Advogados (CAA), Escola Superior de Advocacia (ESA) e Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT/RS). A entidade formadora é a Fundação Projeto Pescar. Representa o MPT na comissão organizadora do projeto a procuradora do MPT Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT.
Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista
A Comunidade Jurídico-Trabalhista já formou 114 alunos, e duas novas turmas tiveram início em fevereiro de 2022. O objetivo do projeto é oferecer formação socioprofissional gratuita de “Iniciação Profissional em Serviços Administrativos” a jovens em situação de vulnerabilidade social para que possam ingressar no mercado de trabalho de forma segura.
O curso tem carga horária de 800 horas, sendo 60% referentes a conteúdos de desenvolvimento pessoal e cidadania (Ética, Saúde, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Relacionamento interpessoal, Comunicação, Família, entre outros). O percentual restante contempla temas técnicos de Administração, Direito e processo judicial eletrônico. Além do conteúdo teórico, os alunos também realizam vivências práticas no ambiente de trabalho.
Você pode contribuir indicando um aluno ou aluna para empresas de parentes e amigos. Entre em contato com a Comunidade Jurídico-Trabalhista pelo email projetopescar@trt4.jus.br e descubra se algum dos jovens já formados se encaixa no perfil que sua empresa ou escritório procura.
Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs
Tags: Outubro