Três trabalhos do RS são premiados na etapa nacional do MPT na Escola
Projeto busca estimular debate em instituições públicas de Ensino Fundamental sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente
Foram anunciados na última quinta-feira (1/12) os trabalhos vencedores do Prêmio MPT na Escola 2022 - “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do MPT. O concurso cultural busca estimular o debate sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente em instituições públicas de Ensino Fundamental e contou nesta edição com a participação recorde de 20 unidades da federação.
O Rio Grande do Sul teve alunos do 4º e 5º anos premiados em três categorias: Valentina Mendes Fraga Alves, Alice Costa Lemos e Antony Oliveira de Borba, em conto, poesia e desenho, respectivamente (veja lista completa abaixo). O anúncio foi feito durante evento virtual aberto pelo procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos; pelas procuradoras Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos e Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, vice-gerente do Projeto MPT na Escola; pela chefa de gabinete da PGT, Ana Cláudia Bandeira Monteiro; e pela secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Ludmila Reis Brito Lopes.
Em seu discurso, José de Lima enfatizou que o MPT tem o dever de estar junto com a comunidade escolar para mostrar que a educação transforma vidas. “A propalada opção entre trabalhar ou roubar não cabe em qualquer pensamento lógico; a criança e o(a) adolescente têm que ter a opção de estudar, de ter lazer. E a educação para todos e todas é uma oportunidade para construirmos um mundo mais justo, mais solidário, valorizando alunas e alunos, crianças e adolescentes, professoras e professores da rede pública de ensino, com foco na formação de pessoas, de seres humanos. Como bem diz a Nobel da Paz Malala Yousafzai: ‘Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo’”, disse o PGT.
Participaram também o ministro do TST Alberto Bastos Balazeiro; o presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Luis Antonio Colussi; a coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão (CCR), Eliane Araque; a vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva; a auditora fiscal do Trabalho Érika Medina; a coordenadora do Programa de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Maria Cláudia Falcão; a secretária do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa/MG), que representou o Fórum Nacional de Prevenção ao Trabalho Infantil (Fnpeti), Elvira Cosendey; a coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Estado de Santa Catarina, do Município de Imbé (RS), Sabrina Ramos Cândido; e o membro do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente no DF e integrante da Comissão Julgadora Nacional do Prêmio MPT na Escola 2022, Andrey Felype Nascimento da Silva.
O Prêmio MPT na Escola é uma ação do Resgate a Infância – Eixo Educação, que reflete a prioridade do MPT em levar para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, debates sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a prevenção e a erradicação do trabalho infantil e a proteção às trabalhadoras e trabalhadores adolescentes. Para isso, o MPT fornece capacitação e material didático às Secretarias de Educação e promove um concurso cultural que tem como tema o trabalho infantil e a aprendizagem profissional.
Trabalhos premiados
Na categoria conto, Valentina Mendes Fraga Alves, de Tramandaí, ficou em primeiro lugar, representando a EMEF General Luiz Dêntice. O conto chama-se “Do trabalho à infância”, que conta a história de uma criança que trabalhava para ajudar sua família.
Na categoria desenho, Antony Oliveira Borba, da EMEF Estado de Santa Catarina, de Imbé, ficou em primeiro lugar, com a obra “Sonho de Criança”, feita sob orientação da professora Cláudia Moreira Pedro. Em seu depoimento, o menino relata que a ideia do desenho foi mostrar que todas as crianças correm o risco de sofrer com o trabalho infantil.
Na categoria poesia, Alice Costa Lemos, da EMEB Luiza Silvestre de Fraga, de Esteio, ficou em terceiro lugar com a poesia “A Rua”, elaborada sob a orientação da professora Juliana Aparecida Ribeiro de Oliveira. Com sensibilidade social, a menina de 10 anos escreve sobre o trabalho infantil nas esquinas das cidades e questiona a desigualdade entre crianças que devem trabalhar e as que podem brincar.
Classificação final
Grupo 1 – Alunas e alunos do 4° e 5º do ensino fundamental
Categoria CONTO
1° LUGAR - PRT 4 – Município de Tramandaí/RS (E.M.E.F. General Luiz Dêntice/estudante: Valentina Mendes Fraga Alves)
2º LUGAR - PRT 7 – Município de Morada Nova/CE (E.E.B. Professora Joana Paula de Morais/estudante: Olívia Anastácio Vieira)
3º LUGAR - PRT 24 – Município de Corumbá/MS (E.M.E.I. Luiz Feitosa Rodrigues/estudante: Fernanda Sestari da Silva)
Categoria DESENHO
1° LUGAR - PRT 4 – Município de Imbé/RS (E.M.E.F. Estado de Santa Catarina/estudante: Antony Oliveira de Borba)
2º LUGAR - PRT 1 – Município de Itaperuna/RJ (Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva/estudante: Brenda de Souza Belo)
3º LUGAR - PRT 9 – Município de Pinhais/PR (Escola Municipal Frei Egídio Carloto/estudantes: Isabela Henrique Bernardo e Lucas Gabriel Carvalho da Silva)
Categoria MÚSICA
1° LUGAR - PRT 8 – Município de Juruti/PA (EMEF Zelinda Souza Guimarães/estudante: Victor Emanuell Diniz Guidão)
2º LUGAR - PRT 19 – Município de Maceió/AL (Escola Municipal Pedro Suruagy/estudantes: Ariel Vieira dos Santos, Débora Rodrigues dos Santos e William Guilherme da Silva Ferreira)
3º LUGAR - PRT 7 – Município de Itaiçaba/CE (Escola de Ensino Fundamental Dom Aureliano Matos/estudante: Iasmim da Silva Marinho)
3º LUGAR - PRT 9 – Município de Assis Chateaubriand/PR (Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado/estudantes: Beatriz de Oliveira Aguiar, Isadora Gabrielly Targa Souza e Agatha Fernanda da Silva)
Categoria POESIA
1° LUGAR - PRT 14 – Município de Sena Madureira/AC (Escola Raimundo Magalhães/estudante: Luiara Souza do Nascimento)
2º LUGAR - PRT 11 – Município de Manaus/AM (Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Adonai Politi/estudante: Tassiara Kamilly da Silva Lucas)
3º LUGAR - PRT 4 – Município de Esteio/RS (EMEB Luiza Silvestre de Fraga/estudante: Alice Costa Lemos)
Grupo 2 – Alunas e alunos do 6° e 7º do ensino fundamental
Categoria CONTO
1° LUGAR - PRT 15 – Município de Divinolândia/SP (EMEB Euclides da Cunha/estudante: Lavínya de Mello Ramos)
2º LUGAR - PRT 17 – Município de Cariacica/ES (EMEF Stelida dias/estudante: Sophia Santos Bessa Alves)
3º LUGAR - PRT 19 – Município de Campo Alegre/AL (Escola Municipal de Educação Básica Professora Zenobia Ferreira da Silva/estudante: Lavignia Vitória da Conceição Santos)
Categoria DESENHO
1° LUGAR - PRT 19 – Município de União dos Palmares/AL (Escola Municipal Manoel Rosa da Paz/estudante: Izequiela Noemi dos Santos)
2º LUGAR - PRT 15 – Município de Itatiba/SP (EMEB profª Rosa Scavone/estudante: Henzo da Silva Pereira)
3º LUGAR - PRT 1 – Município de Rio de Janeiro/RJ (Escola Municipal 05.15.026 Paraguai/estudante: Sofia Velloso Gomes)
Categoria MÚSICA
1° LUGAR - PRT 7 – Município de Fortim/CE (E.E.F. Comunitária da Barra/estudante: Elaine dos Santos Lima)
2º LUGAR - PRT 23 – Município de Nova Mutum/MT (Escola Municipal do Campo Jorge Carlos Ferreira/estudante: Maria Fernanda Gonçalves Ribeiro)
3º LUGAR - PRT 5 – Município de Juazeiro/BA (Escola Municipal de Pontal/estudantes: Arthur Leoncio Lôla e Daniel Leoncio Lôla)
Categoria POESIA
1° LUGAR - PRT 13 – Município de Cajazeiras/PB (E.M.E.F.E.F. Carolino de Souza Neto/estudante: Maria Vitória de Abreu Marinho)
2º LUGAR - PRT 24 – Município de Corumbá/MS (Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues/estudante: Gilson Miguel Vieira Ozório)
3º LUGAR - PRT 7 – Município de Aracati/CE (EEF Centro Educacional Raízes e Asas/estudante: Radassa Vitalino Mendes
Com informações da PGT
Tags: Dezembro