Projeto Aprendizando Porto Alegre é reconhecido no Prêmio MPT de Diversidade
Iniciativa, parceria entre MPT, MP e OIT, já impactou mais de mil crianças e adolescentes em situação vulnerável
O projeto Aprendizando Porto Alegre, uma iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a parceria da Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (SRT-RS), recebeu destaque ao conquistar o segundo lugar no II Prêmio MPT de Diversidade. A cerimônia de premiação foi realizada na última quinta-feira (29/6), na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília.
O prêmio foi recebido pela procuradora do MPT-RS Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, coordenadora regional da Coordinfância do MPT-RS, e pela promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga. O projeto Aprendizando Porto Alegre já impactou diretamente mais de mil crianças e adolescentes que estão em abrigos institucionais ou cumprindo medidas socioeducativas. O objetivo da ação é promover a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social através da construção da autonomia e do desenvolvimento de habilidades profissionais que permitam sua inserção protegida no mundo do trabalho.
O programa engloba uma variedade de atividades, como oficinas de música, escrita e poesia, cursos de capacitação profissional, programas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e atendimentos de saúde mental. Além disso, são oferecidas oficinas de formação complementar por escolas técnicas e entidades ligadas ao governo.
Os recursos para o projeto são provenientes de destinações promovidas por diversos procuradores do MPT através de valores pagos por empresas, como multas por irregularidades. Para saber mais sobre o projeto, você pode ler aqui.
PRÊMIO
O Prêmio MPT de Diversidade parte do Plano de Ação 2021/2023 da Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do MPT, busca identificar, premiar e disseminar iniciativas e projetos bem-sucedidos que ampliem o respeito aos direitos humanos, à igualdade de oportunidades e à eficiência institucional.
Com informações do MPRS.
Tags: Julho