Procuradora do MPT-RS participa de seminário sobre trabalho infantil em Santa Maria
Evento foi realizado em parceria entre MPT e UFSM, por meio de acordo que prevê discussões sobre combate ao trabalho infantil no meio acadêmico
A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann participou na última terça-feira (10/10) do “I Seminário Trabalho Infantil em Santa Maria: proposta de enfrentamento multidisciplinar”. O evento foi promovido pelo MPT-RS em parceria com o Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Criança e Adolescente (NUPECA – Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria) e foi realizado no Salão Imembuí, 2º andar do Prédio Reitoria na UFSM.
A procuradora Patrícia Fleischmann foi a segunda pessoa a se manifestar, logo após a abertura do evento realizado pela Vice-Reitora Martha Adaime.
“O acordo firmado entre Coordinfância e ANDIFES tem se mostrado um importante instrumento para trazer à academia a discussão qualificada e interdisciplinar sobre o trabalho infantil. Tratar dessa grave questão é fundamental, e envolver diferentes áreas do conhecimento permite o enfrentamento multifacetado do problema, o qual se impõe para que sejam encontradas soluções concretas que efetivamente protejam as crianças e adolescentes desta malfadada prática. Agradeço a UFSM por ter atendido o convite do MPT para a realização do evento, e ter pensado em um formato tão adequado e frutífero”, destacou a procuradora, que é coordenadora regional da Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT. O acordo visa à indução de atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao enfrentamento do trabalho infantil em instituições federais de ensino superior, bem como à promoção da profissionalização de adolescentes e jovens.
Durante a manhã, o seminário, que era aberto ao público e à comunidade acadêmica, também contou com as palestras “Trabalho infantil e as Repercussões na Saúde de Crianças e Adolescentes” e “Trabalho Infanto-Juvenil no Município de Santa Maria: Conhecendo a Realidade Social”, realizados pelos departamentos de psicologia e serviço social, respectivamente. Em seguida, foi realizada uma roda de conversa com todos que estiveram presentes na atividade.
Texto: Samuel Anklam (jornalista supervisor: Carlos André Moreira - reg. prof. MT/RS 8553)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs
Tags: Outubro