📅 Atenção! Devido ao estado de calamidade pública, os prazos nos procedimentos do MPT-RS que vencerem neste período ficam prorrogados até 6/6, com exceção dos casos urgentes, relativos à calamidade pública, e os declarados pelo(a) membro(a) oficiante. Ademais, faculta-se ao(à) membro(a) oficiante a realização de audiências na modalidade telepresencial.


☎️ O atendimento ao público segue pelos canais online e, no horário de expediente, pelos seguintes telefones:

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

⚠️ Recomendação nº 1/2024: emissão gratuita de atestados de exposição a enchentes
⚠️ Recomendação nº 2/2024: adoção de medidas trabalhistas alternativas e diálogo social

TRT da 4ª Região distingue Beatriz de Holleben Fialho com Comenda do Mérito Judiciário

Homenagem, entregue a cada dois anos, reconhece pessoas que tenham promovido a justiça social ou elevado a Justiça do Trabalho

     O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) realizou, na tarde de sexta-feira (17/11), a cerimônia de outorga da Comenda do Mérito Judiciário a 24 personalidades que contribuíram, por meio de suas ações perante a Justiça do Trabalho, para a promoção da justiça social. A procuradora regional do Trabalho aposentada Beatriz de Holleben Junqueira Fialho foi uma das pessoas homenageadas. A solenidade foi realizada no Plenário Milton Varela Dutra, na sede da Corte, em Porto Alegre.

     Instituída em 2015 e entregue a cada dois anos, a Comenda do Mérito Judiciário do TRT-4 agracia personalidades que, por sua atuação destacada, se tornaram exemplos para a sociedade. Também reconhece a atuação de pessoas que tenham contribuído, de alguma forma, para o engrandecimento da Justiça do Trabalho. A honraria é regulamentada pela Resolução Administrativa 42/2015. Os homenageados são indicados por um Conselho composto por desembargadores e pelo presidente do TRT-4, e precisam ter seus nomes aprovados pelo Tribunal Pleno.

     Como destacou o presidente do TRT-4, Francisco Rossal de Araújo, ao abrir os trabalhos da sessão de outorga: "Esse é um momento em que a nossa instituição olha para o externo e para o interno. O externo são as pessoas com quem a Justiça do Trabalho se relaciona, a sociedade. E o interno, juízes, desembargadores e servidores. O Tribunal é muito agradecido ao desempenho, à dedicação, ao carinho de todas as senhoras e os senhores com a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul e a Justiça do Trabalho como um todo".

     Homenageada nesta edição, Beatriz Holleben Junqueira Filho, é natural de Sananduva, na região Nordeste do Estado, e ingressou no Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul em dezembro de 1993. Uma década mais tarde, foi promovida a Procuradora Regional do Trabalho. Ela aposentou-se em março de 2021. Sua principal linha de atuação e especialização no MPT-RS deu-se na área de Dissídios Coletivos do Trabalho, como também lembrou o presidente do TRT-4 ao saudá-la durante a cerimônia:

     “Fizemos centenas de mediações durante a pandemia. E a doutora Beatriz foi realmente uma titã. Porque nós enfrentávamos dia e noite as audiências para salvar empregos, salvar empresas, manter as coisas funcionando, mas respeitando principalmente a saúde e a integridade das pessoas. Sempre acreditamos que não eram coisas antagônicas”, comentou Francisco Rossal.

     O Ministério Público do Trabalho no RS foi oficialmente representado na mesa de honra da solenidade pela procuradora regional do Trabalho Silvana Ribeiro Martins, primeira integrante do MPT-RS a receber a comenda, em 2015.

     O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do TRT-4 no Youtube, onde segue disponível. Veja aqui o álbum de fotosda cerimônia criado pela Secretaria de Comunicação do TRT-4

 

OS 24 AGRACIADOS NA EDIÇÃO 2023

Luís Roberto Barroso, ministro-presidente do STF;
Luiz Edson Fachin, ministro vice-presidente do STF;
Paulo Roberto Severo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República;
Aloysio Corrêa da Veiga, ministro do TST;
Cláudio Mascarenhas Brandão, ministro do TST;
Olívio Dutra, ex-governador do Estado do RS;
Iris Helena Medeiros Nogueira; desembargadora presidente do TJRS;
Afonso Antunes da Motta, deputado federal;
Ana Rosa Pereira Zago Sagrilo, desembargadora do TRT-4;
Flávia Lorena Pacheco, desembargadora do TRT-4;
Beatriz de Lima Pereira, desembargadora do TRT-2;
Jéferson Alves Silva Muricy, desembargador do TRT-5;
Helcio Dantas Lobo Júnior, desembargador do TRT-15;
Olga Cavalheiro Araújo (in memoriam), juíza do TRT-4;
Agenor Rigon, juiz classista do TRT-4;
Beatriz de Holleben Junqueira Fialho; procuradora do Trabalho;
Pedro Ruas, vereador;
Emílio Rothfuchs Neto, advogado;
Edson Morais Garcez, advogado;
Leonel Pandolfo, perito;
Adolfo Marques Pereira, servidor do TRT-4;
João Luiz Peixoto da Silva, servidor do TRT-4;
Cléber Eduardo Padilha Vilande, servidor do TRT-4;
Rejane Carvalho Donis, servidora do TRT-4.

Tags: Novembro

Imprimir