📅 Atenção! Devido ao estado de calamidade pública, os prazos nos procedimentos do MPT-RS que vencerem neste período ficam prorrogados até 6/6, com exceção dos casos urgentes, relativos à calamidade pública, e os declarados pelo(a) membro(a) oficiante. Ademais, faculta-se ao(à) membro(a) oficiante a realização de audiências na modalidade telepresencial.


☎️ O atendimento ao público segue pelos canais online e, no horário de expediente, pelos seguintes telefones:

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

⚠️ Recomendação nº 1/2024: emissão gratuita de atestados de exposição a enchentes
⚠️ Recomendação nº 2/2024: adoção de medidas trabalhistas alternativas e diálogo social
⚠️ Recomendação nº 3/2024: adoção de medidas de saúde e segurança do Trabalho em atividades de retomada

Cerimônia no TRT-4 marca formatura de 30 jovens do Projeto Pescar

Cerimônia foi realizada no Plenário Milton Varela Dutra do tribunal

     O Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) participou da formatura dos alunos de mais duas turmas da Comunidade Jurídico-Trabalhista do Projeto Pescar, nesta terça-feira (21/11), no Plenário Milton Varela Dutra, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). Ao todo, 30 estudantes das turmas do TRT-4 e da Escola Superior de Advocacia (ESA) receberam seus diplomas de conclusão do curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. Na oportunidade, estiveram presentes, além dos estudantes, os voluntários que participaram do Projeto, autoridades representantes das instituições organizadoras, familiares e apoiadores da iniciativa.

     O Projeto Pescar oferece formação socioprofissional gratuita a jovens entre 16 e 19 anos. Os conteúdos trabalhados no curso envolvem autoconhecimento e relacionamento interpessoal, postura ética e cidadania na vida pessoal e no ambiente de trabalho, além de conhecimentos sobre contratos e Lei de aprendizagem. São abordadas, ainda, as regras do Projeto e do ambiente profissional, introdução à Administração, à Informática e ao Direito. Comunicação escrita, fala, linguagem corporal e desinibição também integram o conteúdo. As vagas nas turmas são oferecidas a jovens com renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa.

     A unidade administrada pela Comunidade Jurídico-Trabalhista é fruto de uma parceria entre a Fundação Projeto Pescar com o TRT-4, a Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Escola Superior de Advocacia (ESA), o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS) e a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT/RS). Desde 2017, a unidade já formou 145 alunos.

     No evento, a procuradora regional do Trabalho Marlise Souza Fontoura lembrou que o Pescar é um projeto muito importante para o MPT-RS:

     "O Ministério Público do Trabalho defende muito a aprendizagem. A gente viveu um período em que a Aprendizagem apanhou muito. Foram muitas tentativas de reforma na lei. O MPT não só apoia a aprendizagem, como é fiscal de empresas que, eventualmente, não cumprem a lei", ponderou a procuradora do trabalho.

     Os oradores da Turma ESA foram os alunos Lara Yasmin da Rosa Vieira e Kauê Azevedo: "Foram meses de aprendizado, troca de experiências e aquisição de conhecimentos fundamentais para atuar no mundo do trabalho", disse Lara. "O Projeto Pescar nos proporcionou um ambiente de aprendizado acolhedor e inspirador, onde tivemos a honra de contar com o apoio da Valéria, uma professora dedicada e nos mostrando que podemos ir muito além do que imaginamos", destacou Kauê.

     Por sua vez, os oradores da Turma TRT-4 foram os alunos Sofia Viegas Silveira e Vitória Alves dos Santos. “Hoje fizemos a retrospectiva da nossa jornada até aqui. Foram nove meses inteiros que nos dedicamos muito, enfrentamos inúmeros desafios, tivemos momentos de muitas dúvidas e incertezas, mas também muitos momentos de alegria, aprendizado e crescimento coletivo e pessoal”, disse Vitória. “Nos descobrimos individualmente e como turma. Acabamos nos conectando de um jeito incrível, mostrando que juntos somos capazes de superar qualquer desafio”, destacou.

Afinal, alunos das duas turmas entregaram rosas aos familiares e fizeram apresentações musicais ao público.

Confira a lista dos alunos que se formaram:

11ª Turma da ESA:
BIBIANA VICENTE HOSSEIN
DYOVANA VELLOSO FOGASSI
EDUARDA FERREIRA SUBTIL
GABRIEL MENDONÇA
GIOVANA LUIZA PEGORARA FAGUNDES
ISRAEL SILVEIRA COSTA
JUAN PABLO MIRANDA LIMA
KAUÊ AZEVEDO
KAYLLANE NUNES
KHAYO PEREIRA CHARÃO
LARA YASMIN DA ROSA VIEIRA
LUIZ FELIPE ÁVILA VARELA
MAUREN DE OLIVEIRA DE SOUZA
MAUREN VICTORIA DA SILVA NUNES
RAFAEL DA ROSA

12ª Turma do TRT-4
ALEXSANDER TOGNI DOS SANTOS
DAINA PEREIRA FREITAS
ÉDERSON GABRIEL DA SILVA NUNES
ELISA BISPO SILVA
EMILLY RAYARA FERNANDES LERES
GABRIELA PEREIRA DA MOTA
KAUANY ROSA DA SILVA
KETHLYN DA SILVA CUSTÓDIO
MILENE PEREIRA DE ALMEIDA
NICOLAS DE LEON RITTER
RIQUELME HEBERT PITUVA
SOFIA VIEGAS SILVEIRA
VITORIA ALVES DOS SANTOS
VITORIA PRUSS MACHADO
YURI PEREIRA FERREIRA

Tags: Novembro

Imprimir