MPT promove discussão com sindicatos e empresas sobre negociação coletiva com mediação do órgão

Evento contou com a presença da vice-procuradora-geral do MPT e enfatizou a prevenção à judicialização de casos

 

    O MPT-RS realizou nesta quarta-feira (6/12) o evento "A mediação no MPT: caminhos para a solução negociada por entidades sindicais e empresas". O objetivo foi apresentar a sindicatos e empresas o funcionamento do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição Regional (NUPIA), voltado a mediar negociações entre os envolvidos, mediante solicitação no site do MPT.

    As mediações no MPT são feitas pelos membros do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA), também presentes na ocasião. O evento contou com palestras da vice-procuradora-geral do MPT, Maria Aparecida Gugel, integrante do NUPIA nacional, e do procurador Márcio Dutra da Costa, que apresentou seu livro sobre o assunto, "O MPT e a autocomposição de conflitos", disponível em https://link.mpt.mp.br/Aymogea

     Também participaram do evento a procuradora-chefe do MPT-RS, Denise Maria Schellenberger Fernandes, e o procurador Rogério Uzun Sanfelici Fleischmann, coordenador do NUPIA regional.

     A vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel apresentou as atribuições do NUPIA e do MPT como mediador, respondendo a questionamentos e ouvindo a manifestação dos presentes, em um segundo momento. "A mediação é um serviço que se presta à sociedade na busca da solução pacífica de um conflito”, explicou ela. “Criar parcerias duradouras e estimular essa boa fé de negociação, é uma obrigação nossa enquanto Ministério Público”.

    O procurador Rogério destacou o momento propício para acordos coletivos. "Nós do MPT estamos aprendendo, estamos nos colocando à disposição de vocês, pois acreditamos muito na negociação coletiva ", enfatizou na abertura do evento.

    O procurador Márcio Dutra da Costa esclareceu dúvidas e enfatizou a importância da negociação e da mediação, especialmente os princípios de autocomposição do NUPIA, uma forma de resolução de conflitos sem intervenção da Justiça.

Texto: Samuel Anklam (estagiário de Jornalismo)
Fotos: Vittória Becker (estagiária de Jornalismo)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Dezembro

Imprimir