MPT comparece à posse da nova diretoria da Fecosul
O evento, que reuniu lideranças sindicais e autoridades, marcou o início da gestão 2024-2028 e destacou desafios políticos e econômicos do movimento sindical nos próximos anos
O Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), pelo procurador regional do Trabalho Marcelo Goulart, compareceu na última sexta-feira (23/08) à solenidade de posse da nova diretoria da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecosul), realizada na sede do Sindicomerciários de Caxias do Sul (Rua Pinheiro Machado, 1.239, no centro da cidade). A cerimônia também contou com a presença de lideranças sindicais, políticos e representantes do poder judiciário, e marcou o início do mandato da nova gestão que comandará a entidade pelos próximos quatro anos.
A posse foi realizada como parte da programação do Encontro Estadual da Fecosul, que começou com uma plenária liderada pelo presidente reeleito da federação, Guiomar Vidor, e outros líderes sindicais. No evento, foram discutiram os desafios políticos e econômicos do movimento sindical no Brasil. Em seguida, o procurador Marcelo Goulart apresentou o painel A Legitimidade da Norma Coletiva, da Contribuição Assistencial e o Exercício de Oposição após a Decisão do Tema 935 pelo STF.
Além da presença do MPT, a cerimônia contou com a participação de autoridades como o presidente do TRT da 4ª Região, desembargador Ricardo Martins Costa, as deputadas Daiana Santos e Denise Pessôa e o representante Luiz Arraes, da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio). A celebração de posse da nova diretoria da Fecosul, composta por 17 membros efetivos, incluiu um jantar em comemoração aos 85 anos da Fecosul e uma homenagem a Ladi Flores Teixeira, reconhecendo sua dedicação ao movimento sindical.