MPT recebe desembargadora indicada para cargo de ministra do TST
Nome de Maria Helena Mallmann foi publicado no Diário Oficial da União (DOU)
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) recebeu, na tarde desta quarta-feira (9/7), a desembargadora Maria Helena Mallmann, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), indicada pela presidente Dilma Rousseff para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Foi a primeira visita dela de agradecimento às organizações que apoiaram sua indicação, que foi publicada, nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União (DOU). A magistrada gaúcha ainda deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. Sendo aprovada, seu nome seguirá para apreciação do Plenário do Senado. Havendo nova confirmação, a desembargadora será nomeada pela presidente da República. Maria Helena foi indicada para a vaga do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, aposentado.
A desembargadora é natural de Estrela (RS). Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), ingressou na magistratura do Trabalho da 4ª Região em 1981. Foi promovida a presidente de Junta de Conciliação e Julgamento em agosto de 1986. Atuou nos municípios de Bagé, Pelotas, Santa Cruz do Sul, São Jerônimo, Osório, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Porto Alegre. Em 2001, foi promovida a desembargadora do TRT-RS, do qual foi vice-presidente (2009-2011) e presidente (2011-2013). A magistrada exerceu, ainda, a vice-presidência e a presidência da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Participaram do encontro, pelo MPT, o procurador-chefe Fabiano Holz Beserra, o procurador-chefe adjunto Rogério Uzun Fleischmann e o procurador-chefe substituto eventual Paulo Joarês Vieira. Também estiveram presentes o subprocurador-geral André Luis Spies, as procuradoras regionais Beatriz de Holleben Junqueira Fialho e Silvana Ribeiro Martins, mais os procuradores Denise Maria Schellenberger Fernandes, Viktor Byruchko Junior, Marlise Souza Fontoura, Paula Rousseff Araujo e Roberto Portela Mildner. Da Justiça do Trabalho, compareceram, ainda, a presidente Cleusa Regina Halfen e os desembargadores oriundos do quinto constitucional em vagas do MPT Alexandre Corrêa da Cruz e Marcelo José Ferlin D'Ambroso.
Texto e foto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Publicação no site: 9/8/2014
Tags: Julho