Procurador Laitano participa de Roda de Memória do TRT4

Evento faz parte das comemorações de 75 anos da instituição, completados em 1º de maio

     O procurador regional do Trabalho Victor Hugo Laitano participou nesta quarta-feira (4/5) do evento Roda de Memória, promovido pela Escola Judicial e pelo Memorial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4) como parte das comemorações do aniversário de 75 anos do Tribunal, completados em 1º de maio.

Evento aconteceu no auditório Ruy Cirne Lima, no Foro Trabalhista da Capital
Evento aconteceu no auditório Ruy Cirne Lima, no Foro Trabalhista da Capital

     O bate-papo passou por diferentes épocas da Justiça do Trabalho, como os anos 50, quando o TRT-RS e as três VTs de Porto Alegre funcionavam todos no sexto andar edifício Santa Martha (na rua Capitão Montanha, Centro da Capital). Nesse período, a grande maioria dos processos reclamava verbas rescisórias. Também foi abordado o período da Ditadura Militar, marcado por perseguição a advogados e forte interferência do Governo na nomeação e promoção de juízes do Trabalho. Os participantes, interagindo com a plateia, lembraram histórias vividas em salas de audiência e processos marcantes – como uma ação civil pública ajuizada em 1991, pelo MPT, contra a Riocell, em Guaíba, questionando a prática da terceirização. A empresa, dona da área em que eram plantados pinus e eucaliptos, contratava para o corte do mato e descasque da madeira empresas sob modalidade de empreitada, eximindo-se da responsabilidade sobre os trabalhadores. A decisão proferida pela juíza titular da VT de Guaíba à época, Denise Maria de Barros, hoje desembargadora aposentada, considerou que essas atividades eram essenciais ao empreendimento econômico da Riocell, reconhecendo a companhia como empregadora daquelas pessoas. O processo foi considerado emblemático por ter marcado o início da discussão em torno da terceirização, cada vez mais pulsante na Justiça do Trabalho.

     Além do procurador Victor, participaram o desembargador aposentado Paulo Orval Particheli Rodrigues (representando os magistrados), o advogado Emilio Rothfuchs Neto (a advocacia), o presidente da Associação dos Juizes Classistas da Justiça Trabalho (Ajucla), Dirson Dornelles (os juízes classistas) e o servidor aposentado Zeca Kiechaloski (os servidores da Justiça do Trabalho). A mediação ficou por conta da desembargadora aposentada Magda Biavaschi.

     A atividade aconteceu no Auditório Ruy Cirne Lima, no Foro Trabalhista de Porto Alegre. A Roda de Memória foi gravada e o vídeo será disponibilizado em breve pelos organizadores.

Com informações da Secom/TRT4
Foto: Inácio do Canto (Secom/TRT4)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTPS/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Maio

Imprimir