Começa primeira operação da força-tarefa dos hospitais gaúchos

Mãe de Deus (em Porto Alegre) é o alvo do grupamento operacional comandando pelo MPT; ação investiga saúde e segurança dos trabalhadores

Clique aqui para baixar do Flickr fotos (em alta definição) exibidas abaixo (autor: Flávio Wornicov Portela / MPT).

     Começou, às 8h desta terça-feira (19/7), a primeira operação da "Força-Tarefa de Adequação das Condições de Saúde e Segurança no Trabalho em Hospitais". O alvo é o Hospital Mãe de Deus (HMD), que tem como entidade mantenedora a Associação Educadora São Carlos (AESC). O HMD está localizado na rua José de Alencar, 286, bairro Menino Deus, em Porto Alegre. O grupamento operacional é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS). O objetivo é investigar as condições de saúde e de segurança dos trabalhadores, em todos os postos de trabalho, à semelhança do que é feito nos frigoríficos, desde janeiro de 2014. Os principais problemas enfrentados no setor são doenças de coluna pelo esforço de movimentar pacientes, acidentes com perfurocortantes e contaminação biológica. A inspeção deverá se estender até a próxima sexta-feira (22/7). A partir de agora, outras operações serão realizadas em outros hospitais no Rio Grande do Sul.

Clique aqui para acessar a relação de documentos solicitados ao HMD.

     O site da empresa informa que o Sistema de Saúde Mãe de Deus foi fundado em 1979. Atualmente, possui duas unidades hospitalares na Capital: o Hospital Mãe de Deus e o Hospital Giovanni Battista. O SSMD congrega outras sete unidades hospitalares no Interior. O HMD conta com área de aproximadamente 40 mil m² construídos e equipe médica e assistencial formada por mais de 4 mil médicos credenciados. Possui Emergência, Hospital Dia (preparado para procedimentos ambulatoriais), Centro de Terapia Intensiva CTI), Centro de Diálise, Maternidade, CTI Neonatal, Centro Obstétrico, Bloco Cirúrgico, Banco de Sangue e mais de 370 leitos de internação. Os registros do HMD apontam 2.500 funcionários.

Hospital Mãe de Deus (HMD) localizado na rua José de Alencar, 286, bairro Menino Deus, em Porto Alegre
Hospital Mãe de Deus (HMD) localizado na rua José de Alencar, 286, bairro Menino Deus, em Porto Alegre

Integrantes

     A operação tem apoio técnico da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), vinculada ao Ministério do Trabalho (MT), de 4 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), vinculados ao Ministério da Saúde, e de 3 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), além do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS). O movimento sindical dos trabalhadores também participa com o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (Sindisaúde-RS). Relatórios dos parceiros instruirão inquéritos civis (ICs) instaurados no MPT em Porto Alegre.

     A ação tem participação de 28 integrantes. Pelo MPT, o coordenador estadual da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), procurador do Trabalho Ricardo Garcia (lotado em Caxias do Sul), e pelo chefe da Assessoria de Comunicação do MPT-RS, jornalista Flávio Wornicov Portela. Entre os parceiros, pela Fundacentro, os tecnologistas Augusto Portanova Barros, Cristiane Paim da Cunha e Luis Renato Balbão Andrade. Pelos Cerests, as médicas Maria Carlota Borba Brum (Porto Alegre) e Adriana Skamvetsakis (Santa Cruz do Sul), a fisiotepapeuta Fabiana Hermes Suprinyak, o enfermeiro Cleber da Silva Brandão (Canoas) e a técnica em segurança do trabalho Daniela Ortiz de Andrade de Souza (Santa Maria). Pelas CRSs, a fonoaudióloga Bruna Campos de Césaro (da 5ª - Caxias do Sul), a fisioterapeuta Marisa Flores de Quadros (da 7ª - Bagé) e a fiscal sanitária Solange Terezinha Alves de Oliveira (da 8ª - Cachoeira do Sul).

     O CREA atua com 11 profissionais: o gerente de fiscalização, engenheiro Marino José Greco, o engenheiro do Núcleo Técnico de Fiscalização, Marcelo Martins Corrêa de Souza, o chefe do Núcleo de Controle Operacional da Fiscalização, José Eduardo Macedo, os supervisores de fiscalização da Serra / Sinos, Alessandra Maria Borges (Caxias do Sul) e de Porto Alegre e Região, Rogério Fernando Galvão de Oliveira, e os agentes-fiscais Amauri Antonio Alves (Canoas), Felipe de Figueiredo Pinto, Heber Ferreira de Oliveira (Caxias do Sul), Pedro Estevam Ost (Montenegro) e Vitor Hugo da Silva Molina, acompanhados pela jornalista Luciana Patella.

     A ação é acompanhada, ainda, por 2 diretores do Sindisaúde-RS: a técnica em enfermagem Anitamar Maciel Lencina (Saúde do Trabalhador) e o eletricista Vander Luis Nascimento Charmes (Esporte, Cultura e Lazer). Estão acompanhados da fisioterapeuta do trabalho e especialista em ergonomia Carine Taís Guagnini Benedet (Caxias do Sul) e do médico do Trabalho Rogério Alexandre Nedir Dornelles. O procurador Ricardo informa que "o projeto teve origem em 2015, quando o MPT foi procurado pelo Sindisaúde-RS. Iniciou-se uma articulação do MPT com os parceiros para verificar a possibilidade de trabalho conjunto. Reunião no dia 1º de julho definiu o Mãe de Deus como primeiro hospital a ser inspecionado nesta semana".

Chegada de surpresa de integrantes da força-tarefa na entrada do Hospital Mãe de Deus, às 8h
Chegada de surpresa de integrantes da força-tarefa na entrada do Hospital Mãe de Deus, às 8h
Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Julho

Imprimir