Confira o resultado da 3ª etapa das corridas de rua #ChegadeTrabalhoInfantil

Ao todo, campanha reuniu centenas de corredores em Porto Alegre; Maratona Internacional de 10/6 também fará parte da campanha

Clique aqui para acessar o álbum completo das fotos da corrida em nosso Flickr.

     Foi realizada neste domingo (6/5) a terceira e última etapa do circuito de corrida de rua #ChegadeTrabalhoInfantil, iniciativa pioneira do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), com apoio do Ministério Público Estadual (MP/RS) e do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) e promoção do Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa). Das centenas de corredores inscritos, 721 chegaram no limite máximo de tempo estipulado pela organização, nas quatro modalidades de corrida (5km, 10 Km, 15 Km e meia maratona, com 21 km) e uma de caminhada (3 km). A largada aconteceu às 8h, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, na pista de skate do Parque Marinha do Brasil, bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. Às 10h, houve as partidas das baterias de corrida infantil, com distâncias e idades variadas, em caráter não competitivo: 3 a 4 anos (50m), 5 a 6 anos (60m), 7 a 8 anos (80m), 9 a 10 anos (100m), 11 a 12 anos (200m) e 13 a 14 anos (400m).

Clique aqui para acessar a lista completa de classificação (site do Corpa).

     Ao final da corrida, os atletas receberam frutas, água e isotônicos, além das medalhas de participação. Os organizadores avaliaram que a sequência de corridas foi um sucesso, disseminando a mensagem da campanha do MPT. De acordo com a titular nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), procuradora do MPT em Porto Alegre Patrícia de Mello Sanfelici, "o propósito do circuito de corridas, de levar o problema do trabalho infantil para reflexão da sociedade, foi plenamente atingido. A mensagem de que se deve combater esssa violação se firmou a partir das camisetas, que permanecerão circulando pelas ruas da cidade, das fotos contendo a hashtag da campanha, e também do comprometimento dos atletas, que com certeza passam a ser, ainda mais, multiplicadores da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, que são profundamente violados quando expostos ao trabalho precoce. Agora a ideia é levar essa iniciativa para outras cidades e mesmo outros Estados, e sem dúvida buscar inserir no calendário esportivo anual da cidade de Porto Alegre a corrida contra o trabalho infantil", explica.

     A primeira das três etapas do circuito de corridas #ChegadeTrabalhoInfantil foi realizada em 25 de março, e a segunda, em 14 de abril. A organização dos eventos foi custeada com valores provenientes de ação civil pública (ACP). Além do circuito próprio de corridas, o MPT também participou da travessia Torres - Tramandaí, no início do ano, quando cerca de 3,2 mil atletas percorreram 82 quilômetros do litoral gaúcho, levando a mensagem da campanha nas camisetas, mochilas, medalhas e troféus. Também haverá a divulgação da campanha na 35ª edição da Maratona Internacional Porto Alegre, que acontecerá em 10 de junho. Também foi anunciada a realização da Corrida pela Adoção de Crianças, em 2 de setembro, promovida pelo MP/RS.

Vencedores

     Os vencedores da meia-maratona foram Vinicius Bernardon da Silva (masculino) com 1h12min12s e Daiane Pedroso Moreira (feminino) com 1h24min30s. 15km: Marcio Gilmar da Silva (masculino) com 52min27s e Gabriela Lamb Bender (feminino) com 1h03min03s. 10km: Bruno Alencar Pinheiro (masculino) com 38min52s e Samantha Souza (feminino) com 46min25s. 5km: Matheus Silva da Silva (masculino) com 16min44s e Luzia Santos Pinto (também vencedora da segunda etapa, no feminino) com 21min18s. Além desses, mais atletas cruzaram depois do tempo máximo. Também houve dezenas de participantes na caminhada e no "Circuitinho".

     Os troféus aos vencedores foram entregues pela procuradora Patrícia e pela promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga. As duas distribuíram material sobre combate ao trabalho infantil às crianças e ao público. O material estava em estande montada para as Instituições. O MP/RS estava com seu ônibus à disposição do evento. Para atender aos competidores, a Unimed tinha ambulâncias e um ambulatório instalados no local, mais equipe médica e de enfermagem.

Leia mais

4/5/2018 - 3ª etapa do circuito #ChegadeTrabalhoInfantil será neste domingo
23/4/2018 - Inscrições para 3ª etapa do circuito #ChegadeTrabalhoInfantil encerram-se na próxima segunda
15/4/2018 - Centenas de atletas correm sábado à noite contra trabalho infantil
11/4/2018 - É neste sábado 2ª etapa do circuito #ChegadeTrabalhoInfantil
3/4/2018 - Terminam nesta quarta-feira inscrições para 2ª etapa do circuito #ChegadeTrabalhoInfantil
25/3/2018 - Centenas de pessoas correm contra trabalho infantil
24/3/2018 - Mesmo com chuva, corrida de rua contra trabalho infantil está mantida para este domingo
8/3/2018 - #ChegaDeTrabalhoInfantil motiva circuito de corridas em Porto Alegre
26/1/2018 - De Torres a Tramandaí: uma corrida contra o trabalho infantil

Texto e fotos: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

 

Tags: Maio

Imprimir