⚠️ Atenção! Devido ao estado de calamidade pública, os prazos nos procedimentos do MPT-RS que vencerem neste período ficam prorrogados até 6/6, com exceção dos casos urgentes, relativos à calamidade pública, e os declarados pelo(a) membro(a) oficiante.

Ademais, faculta-se ao(à) membro(a) oficiante a realização de audiências na modalidade telepresencial.


O atendimento ao público segue pelos canais online.

Recomendação nº 1/2024: emissão gratuita de atestados de exposição a enchentes
Recomendação nº 2/2024: adoção de medidas trabalhistas alternativas e diálogo social

Liminar obriga Instituto Porto Alegre a colocar em dia pagamento de empregados

Atrasos no pagamento acontecem desde setembro de 2016; empregados realizaram greve de 25/4 a 3/5

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) obteve liminar contra o Instituto Porto Alegre (IPA) da Igreja Metodista, obrigando-o a colocar em dia o pagamento de seus empregados. Em caso de novos atrasos, o IPA deve pagar multa de R$ 250, multiplicados pelo número de empregados atingidos. De acordo com o Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro-RS), o atraso salarial chegou a atingir, na época da greve, 150 dos 253 professores da instituição.

     A medida decorre de ação civil pública (ACP) ajuizada pelo procurador do MPT em Porto Alegre Bernardo Mata Schuch. A investigação partiu de denúncia anônima e apontou o atraso repetido dos pagamentos desde setembro de 2016. O instituto se recusou a firmar termo de ajuste de conduta (TAC), proposto pelo MPT.

     Em definitivo, além da confirmação dos efeitos da liminar, o MPT requer a condenação do IPA ao pagamento de indenização de R$ 500 mil por danos morais coletivos e difusos, com destino a ser definido posteriormente. A ação é julgada pela 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre. A liminar foi concedida pelo juiz do Trabalho substituto Tiago dos Santos Pinto da Motta.

Clique aqui para acessar a liminar

ACP nº 0020402-73.2018.5.04.0022

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

 

Tags: Agosto

Imprimir