"Porto Orla Acessível" conscientizará sobre acessibilidade e inclusão social

Segunda edição do evento será realizada de 3 (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência) a 7 de dezembro, no deck em frente ao mirante da Orla Moacyr Scliar; realização é do MPT e da Prefeitura de Porto Alegre

Todas as atividades serão abertas para o público
Todas as atividades serão abertas para o público

     A segunda edição do "Porto Orla Acessível" será lançada, oficialmente, na próxima terça-feira (3/12), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PCD), às 16h, com programação estendida até às 20h, no deck em frente ao mirante da Orla Moacyr Scliar, ao lado da Usina do Gasômetro. O tema do evento é "Somos todos iguais e incrivelmente diferentes". O objetivo é sensibilizar, informar e orientar a população em geral quanto à temática da acessibilidade e inclusão social, além de divulgar modalidades esportivas paralímpicas, com protagonismo das PCDs. As temáticas da programação serão culturais, musicais, esportivas, informativas e de lazer. O evento se estenderá até o dia 7/12, com programação diversificada, das 14h às 20h, da quarta a sexta-feira, e das 11h às 18h, no sábado. Todas as ações serão transmitidas ao vivo pela Internet, com a participação de várias entidades e conselhos estaduais e municipais, e pela Web Rádio União, da União de Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs).

     A data de 3 de dezembro, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em outubro de 1992, incentiva a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência (PCD), nas instâncias nacional, estadual e municipal. Também propõe a ampliação do acesso das PCDs em todos os segmentos da sociedade, para assegurar melhor qualidade de vida aos deficientes. De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados, pelo restante da população, como motivo para discriminação. A deficiência pode ser classificada em física, auditiva, visual, mental ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.

     A realização é do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Diretoria Geral de Acessibilidade e Inclusão Social, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Para o MPT, a iniciativa é importante para conscientizar a todos sobre a inserção das PCDs no trabalho. As empresas, os trabalhadores que trabalharão ao lados de PCDs e, por fim, a sociedade só têm benefícios com a inserção dessas trabalhadoras e desses trabalhadores, pois a diversidade de experiências e conhecimentos importam em crescimento para todos. O diretor-geral de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Jorge Heleno Brasil, informa que a ação deste ano possui enfoque no paradesporto, porque se aproximam as Paralimpíadas de 2020. "O esporte para PCDs deixou de ser apenas entretenimento ou forma de fortalecer o corpo e a mente. Atualmente, é encarado como profissão por muitos paratletas. O Porto Orla Acessível informará, divertirá, sensibilizará e comemorará o Dia Internacional da PCD com muita inclusão", explicou.

Programação

     A ação possui âmbito regional e contará com atrações musicais de todo Rio Grande do Sul no Espaço Palco POA (Tchê Barbaridade, Claus e Vanessa, Tonho Crocco, Banda Delorean, Puro Astral, Karine Rodrigues (vencedora do quadro A Capella, do Domingão do Faustão), Edu Garcya, Bruno Schafer, Marcos Davi e Banda Muitos Outros, além de atrações musicais de entidades de PCDs de diversas cidades. No Espaço Arena, haverá aulões com mestres e atletas paralímpicos de várias cidades do Estado, nas modalidades como Judô, esgrima, bocha, xadrez, skate, tênis de mesa e o 2° Campeonato de Slalom em cadeira de rodas, que rodou o Estado durante todo o ano de 2019. Todas as modalidades contarão com participação de atletas com deficiência.

     A população em geral poderá participar do "Circuito Sensorial", que simula barreiras que PCD enfrenta diariamente. Haverá sorteio de uma viagem a Tóquio com acompanhante, para pessoas sem deficiência que realizarem o circuito. PCDs que desejarem participar, basta preencherem o cupom de participação. O sorteio ocorrerá conforme o regulamento. Cada CPF terá direito a apenas um cupom, e o sorteio ocorrerá no dia 7/12, durante o show de Claus e Vanessa.

     Durante os cinco dias, estará instalado o Lounge Informativo, com distribuição de materiais do evento, informativos, informações personalizadas, Gibis do MPT e da Turma da Mônica com personagens com deficiência, cartilhas de saúde e balões. De terça a sexta-feira, o Espaço Sensorial funcionará das 14h às 20h e o Parquinho Acessível, das 16h às 20h. A programção prevê, ainda, na terça-feira, Premiação de Medalhistas Paralímpicos e shows de Tonho Crocco por Ultramen (18h às 18h30min) e Tchê Barbaridade (19h às 20h). Na quarta-feira, a Arena terá judô e xadrez (16h às 18h), e shows de Edu Garcya (18h às 19h), Marcos Davi e Banda Muitos Outros (19h às 20h).

     Na quinta-feira, a Arena terá esgrima, paranatação e capoeira (16h às 18h), além de shows da Banda Maluco Beleza (16h às 16h30min), Bloco do Bronx (17h às 18h), Karine Rodrigues e Alexandre Ibarra (18h às 19h) e Puro Astral (19h às 20h). Na sexta-feira, a Arena terá tênis de mesa (16h às 18h), mais shows de Bruno Schafer (17h às 18h) e Show Musical (18h às 20h). No sábado, Complex Skatepark na Orla (11h), shos de Claus e Vanessa (11h30min às 12h30min), Copa Slalom em Cadeira de Rodas (13h às 18h) e apresentação da Banda Delorean (13h30min).

Data: 3 a 7 de dezembro 
Horários: dia 3/12 das 16h às 20h, dias 4 a 6/12 das 14h às 20h e 7/12 das 11h às 18h.
Local: Orla Moacyr Scliar (deck em frente ao mirante)

Leia mais

04/12/2018 - Acessibilidade e inclusão social pautam evento na orla do Guaíba
02/12/2018 - "Porto Orla Acessível" conscientizará sobre acessibilidade e inclusão social

Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs
 

Tags: Novembro

Imprimir