☎️  Ligue para as unidades do MPT-RS nos números abaixo em horário de expediente. A instituição também atende por canais online.

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

MPT-RS participa do XIV Seminário de Saúde do Trabalhador, em Caxias do Sul

Evento promovido por UCS, CEREST e centrais sindicais alinha-se à campanha abril verde contra os acidentes de trabalho

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul participou, na manhã desta sexta-feira (26/4), no UCS Teatro, em Caxias do Sul, da mesa de abertura do XIV Seminário de Saúde do Trabalhador, evento anual para debater questões relativas à saúde do trabalhador e à segurança no trabalho. A instituição foi representada pela procuradora Franciele D’Ambros.

     O Seminário de Saúde do Trabalhador é promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Serra (CEREST/Serra, ligado à Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul) pela Central Única de Trabalhadores (CUT-RS), pela Central de Trabalhadores do Brasil (CTB), pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, com apoio do Fórum de Entidades e Movimentos Sociais.

     A ação, com entrada franca, tem como público-alvo trabalhadores em geral, integrantes de CIPA, participantes de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS, estudantes e profissionais das áreas de Saúde e Segurança ocupacional e do Direito do Trabalho, bem como demais interessados na temática.

     "Parabenizo a comissão por este evento, pela iniciativa que traz uma temática tão importante e tão atual em uma sociedade de ansiedade, de estresse e de hiperconexão. Precisamos debater as mazelas que a saúde mental sofre no ambiente de trabalho, muitas vezes transpondo esse ambiente, e acharmos soluções mediante a união de todas as instituições", saudou a procuradora Franciele D'Ambros em sua fala na mesa de inauguração do evento.

     O seminário

     Ao longo de toda a sexta-feira, o seminário põe em discussão tópicos como as razões por trás dos índices de adoecimento, incapacitação e morte devido a transtornos mentais relacionados ao trabalho; a sobrecarga física e mental das mulheres trabalhadoras; a integração entre Direito e Psicologia para lidar com transtornos mentais relacionados ao trabalho; o risco de transtornos mentais provocados por exposição a agentes químicos e as especificidades de adoecimentos, afastamentos e notificações de doenças e agravos relacionados ao trabalho na região da Serra Gaúcha.

     O evento também incluiu um painel de apresentação a livro A Mais Fina das Artes, do procurador aposentado do MPT-RS Ricardo Garcia. O livro é um romance político sobre a luta operária ambientado nos bastidores de um sindicato. O autor foi apresentado no painel pelo auditor-fiscal do trabalho Vanius Corte, e depois falou sobre a obra e suas motivações.

     "Esse livro conta a história das contradições internas do movimento sindical para avançar na defesa dos trabalhos. Contradições internas e contradições externas, com o Capital, com o sindicato do Capital e com o Estado, que também não é monolítico. Nada é monolítico, a sociedade não é monolítica. Temos classes sociais e dentro delas temos contradições internas e externas. É disso basicamente que o livro trata", disse Ricardo Garcia.

     A iniciativa do seminário se alinha ao Abril Verde, campanha anual de âmbito nacional para conscientizar a população para questões de saúde e segurança no ambiente de trabalho e promover ações contra os acidentes laborais. São parceiros da campanha, entre outras instituições, Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento por conter duas datas importantes para o tema: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Tags: 2024, Abril

Imprimir