⚠️ Atenção! Devido ao estado de calamidade pública, os prazos nos procedimentos do MPT-RS que vencerem neste período ficam prorrogados até 6/6, com exceção dos casos urgentes, relativos à calamidade pública, e os declarados pelo(a) membro(a) oficiante.

Ademais, faculta-se ao(à) membro(a) oficiante a realização de audiências na modalidade telepresencial.


O atendimento ao público segue pelos canais online.

Recomendação nº 1/2024: emissão gratuita de atestados de exposição a enchentes
Recomendação nº 2/2024: adoção de medidas trabalhistas alternativas e diálogo social

MPT participa da 2ª Jornada de Saúde e Segurança no Trabalho em Caxias do Sul

Evento relatou queda de 40% nos acidentes de trabalho no Município.

     Foi realizada no dia 25 de julho a 2ª Jornada de Saúde e Segurança no Trabalho em Caxias do Sul. O evento resultou do Fórum Permanente de Saúde e Segurança no Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Justiça do Trabalho, com a participação do movimento sindical de trabalhadores e de empregadores. Na ocasião, foi comemorada a queda de 40% no número de acidentes de trabalho no primeiro semestre de 2014, comparado com o mesmo período do ano anterior. O procurador do Trabalho Ricardo Garcia e a enfermeira do trabalho Ana Maria Mezzomo Bedin, do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra), conduziram relatos dos representantes sindicais locais, enfatizando as dificuldades na conscientização de trabalhadores e empregadores acerca das normas de segurança. Também foi exibido pela primeira vez ao público o documentário A Dor (In)visível, peça elaborada pelo MPT e pelo MTE que traz depoimentos de vítimas de assédio moral.

     Os trabalhos do evento foram presididos pelo vereador Kiko Girardi, membro da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Também participaram Participaram os outros vereadores-membros da comissão, o vice-prefeito Antônio Feldmann; a secretária municipal de Saúde Dilma Tessari; o presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Toigo; o gerente do MTE em Caxias do Sul, Vanius Corte; e o juiz da 6ª Vara do Trabalho do município, Marcelo Porto.

     Além do MPT e do MTE, também compõem o Fórum Permanente: a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra), a Justiça do Trabalho, o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon Caxias).

     Clique aqui para assistir ao documentário A Dor (In)visível.

Texto: Gustavo Dutra de Souza (estagiário de Jornalismo)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Publicação no site: 31/7/2014

Tags: Julho

Imprimir