MPT desmente ter orientado prefeitura de Bento Gonçalves a suspender repasses financeiros a recicladores
Órgão acompanha regularização de vínculo entre Prefeitura e associações do Município
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Caxias do Sul acompanha, através de inquérito civil, a regularização do vínculo entre Prefeitura e associações de recicladores de Bento Gonçalves. O órgão aguarda, desde julho de 2016, a regularização de situações, que também incluem riscos à saúde e segurança do trabalhador, encontradas em inspeção fiscal do Ministério do Trabalho (MT). Na última semana, a Prefeitura decidiu cessar os repasses.
“Não houve indicação do Ministério Público de cessar o pagamento para as recicladoras”, explica o procurador do Trabalho Ricardo Garcia. “Pelo contrário, há a preocupação com o fortalecimento deste vínculo, com a eliminação de cooperativa intermediária”. A Cooperativa de Recicladores de Bento Gonçalves, criada pelo Município, na realidade terceiriza o trabalho dos recicladores, desvirtuando a relação de trabalho.
Além disso, o procurador explica que houve a concessão de mais de 6 meses para a regularização deste vínculo e de normas de saúde e segurança do Trabalho, em especial com relação a proteção de máquinas e equipamentos e falta de EPIs, sem que nenhuma medida fosse tomada. Audiência com duas associações e Município está marcada para 14 de abril para tratar do caso.
Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo: (51) 3220-8328
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs
Tags: Março