• Procuradorias
  • PTM Caxias do Sul
  • Fórum Permanente de Saúde e Segurança no Trabalho de Caxias do Sul divulga campanha institucional e de conscientização na TV aberta

☎️  Ligue para as unidades do MPT-RS nos números abaixo em horário de expediente. A instituição também atende por canais online.

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

Fórum Permanente de Saúde e Segurança no Trabalho de Caxias do Sul divulga campanha institucional e de conscientização na TV aberta

Comerciais serão veiculados de segunda a sexta-feira durante um mês

      O Fórum Permanente de Saúde e Segurança no Trabalho de Caxias do Sul começa a divulgar nesta segunda-feira (15) campanha institucional sobre normas regulamentadoras e itens de segurança obrigatórios do setor metal mecânico. O objetivo é conscientizar empresas, trabalhadores e sociedade em geral sobre direitos e deveres pertinentes a cada um, visando a um ambiente de trabalho seguro.

     Serão exibidos cinco VTs de 30 segundos cada durante a programação da RBS TV de Caxias do Sul, de segunda a sexta-feira entre 15 de setembro e 16 de outubro, em intervalos dos programas Bom Dia Rio Grande (bloco local), Jornal Nacional e novela Império. O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), como instituição participante do Fórum, conseguiu viabilizar a produção e divulgação dos comerciais a partir de valores oriundos de termos de ajuste de conduta (TACs) firmados por empresas do ramo, conforme salienta o procurador do Trabalho Rodrigo Maffei.

     Cada um deles exibe partes do programa institucional “Trabalhe Seguro”, que trata sobre proteções coletiva e individual, prevenção de acidentes, responsabilidades das empresas e outros cuidados especiais baseados nas principais Normas Regulamentadoras (NR) do setor metal mecânico.

     As Normas abordadas pelo programa e seus conteúdos são: NR 1 (disposições gerais do segmento); NR 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA); NR 6 (Equipamentos de Proteção Individual – EPIs); NR 7 (Programas de Controle Médico e de Saúde Ocupacional – PCMSO); NR 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA); NR 10 (segurança em instalações e serviços de eletricidade); NR 11 (transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais); NR 12 (segurança no trabalho em máquinas e equipamentos); NR 15 (atividades e operações insalubres); NR 16 (atividades e operações perigosas); NR 17 (ergonomia); NR 20 (líquidos combustíveis e inflamáveis); NR 23 (proteção contra incêndios); NR 35 (trabalho em altura).

O que é o Fórum

     O Fórum Permanente de Saúde e Segurança no Trabalho de Caxias do Sul foi criado em 19 de junho de 2013, em evento realizado na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do município serrano. Na ocasião, aproximadamente 130 pessoas participaram do lançamento, sendo a maioria empresários e representantes de sindicatos patronais e de trabalhadores. A iniciativa foi idealizada pelo juiz titular da Vara de Acidentes de Trabalho caxiense (6ª VT), Marcelo Silva Porto, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a CIC, além das entidades interessadas que compareceram ao encontro.

     Segundo Porto, o Fórum traz novos paradigmas aos atores sociais sobre as correlações entre capital e trabalho, no que diz respeito ao meio ambiente de trabalho saudável, tornando-se “caminho inexorável para que se obtenha a atenção de todos à repercussão que claramente se evidencia na possibilidade de mitigação do absenteísmo e das indenizações advindas da responsabilidade civil”. “Tenho certeza que em Caxias do Sul tanto a Justiça do Trabalho como o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego estarão sempre atentos e à disposição da sociedade para esclarecer sobre meios de prevenir acidentes laborais, aqui incluídas as doenças ocupacionais, respeitada a legislação posta. Esperamos que mais cidades trilhem idêntico caminho”, complementa o juiz.

Texto: Alysson Freitas Mainieri (estagiário de Jornalismo)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)

Tags: Setembro

Imprimir