Coronavírus: MPF e MPT recomendam a supermercado de Erechim que adote plano de prevenção à Covid-19

Medidas sugeridas por documento assinado em conjunto pelas duas instituições incluem protocolos de higiene e de distanciamento

     O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho emitiram uma nota recomendando a um supermercado de Erechim  (RS) que desenvolva um plano de contenção e/ou prevenção de infecções por covid-19, observando as recomendações das autoridades locais e adotando medidas de controle de cunho administrativo ou estrutural.

     A recomendação foi apresentada após algumas diligências no local que identificaram clientes não utilizando adequadamente as máscaras e a inércia de alguns funcionários frente a isso, bem como a aglomeração de funcionários no intervalo e sem a utilização de máscaras.

     Segundo a procuradora do MPT-RS Martha Diverio Kruse e a procuradora da República Letícia Benrdt, a recomendação objetiva evitar a exposição dos trabalhadores no ambiente de trabalho e a propagação dos casos para a população em geral, bem como proteger todos os consumidores em compras no local.

     Além das medidas de higiene, como limpar e desinfetas superfícies de toque, como cadeiras, maçanetas e portas, a cada três horas, e de políticas de redução do número de pessoas circulando pelo estabelecimento, recomendou-se ao supermercado que oriente todos os empregados a exigirem dos clientes a correta utilização da máscara, além de garantir que os trabalhadores também observem essa medida, sempre mantendo a boca e o nariz cobertos.

     A empresa deverá providenciar, ainda, local amplo, arejado e em que seja possível a manutenção do distanciamento social para a permanência de empregados, prestadores de serviços e repositores de mercadorias durante os horários de intervalo. A empresa também foi aconselhada a organizar processos de teletrabalho quando possível e a redistribuir as escalas de trabalho para reduzir o número de trabalhadores por turno, inclusive adotando sistemas de rodízio ou revezamento.

Com informações do MPF

Tags: Janeiro

Imprimir