Procuradora do Trabalho de Passo Fundo debate inclusão de pessoas com deficiência em Marau

Flávia Bornéo Funck participou da 3ª etapa do Fórum Permanente de Debates da Câmara Municipal de Marau, no auditório do Colégio Franciscano Cristo Rei

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Passo Fundo participou, na manhã dessa quinta-feira (20/8), da 3ª etapa do Fórum Permanente de Debates da Câmara Municipal de Marau. Dentro do tema da etapa, “pessoas com deficiência”, a procuradora do Trabalho Flávia Bornéo Funck participou do debate sobre inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho. O evento reuniu cerca de 120 pessoas.

     "A democratização do mercado de trabalho passa pela promoção da igualdade de oportunidades e combate à discriminação", explica a procuradora. "Para tanto, é preciso tratar desigualmente os desiguais, e, nesta perspectiva, temos as ações afirmativas, como a garantia, colocada pela Lei, de reserva de vagas em empresas e na administração pública, para garantir a igualdade no mercado de trabalho". A Lei, porém, não vem sendo cumprida, de acordo com a procuradora. "Encontramos, além disso, muitas barreiras para as pessoas com deficiência, como limitações de acessibilidade e transporte". A participação do MPT no evento se concentrou nos aspectos jurídicos envolvidos, com caráter promocional, e também elucidativo sobre a atividade repressiva desenvolvida pelo órgão, através das investigações em face de empresas que descumprem a legislação sobre o assunto.

Procuradora Flávia, durante apresentação sobre inclusão de PCDs no mercado de trabalho
Procuradora Flávia, durante apresentação sobre inclusão de PCDs no mercado de trabalho

     O evento aconteceu no auditório do Colégio Franciscano Cristo Rei e também contou com a participação"A denmo de representantes da Associação de Pais e Mestres (APAE), da Associação Marauense da Pessoa com Deficiência (AMPD) e da Defensoria Pública Estadual (DPE), representada pelo defensor público Elizandro Todeschini. Também participou Renata Gonzatti, consultora da PNUD para o Pronatec/Viver sem limite.

Foto: Assessoria de imprensa (Câmara Municipal de Marau)
Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3092 | Móvel Claro (51) 9124-3415
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Agosto

Imprimir