MPT-RS presente no Congresso Estadual da Advocacia Trabalhista do RS

Procuradora da PTM Pelotas Rubia Vanessa Canabarro representou a instituição na abertura do evento promovido pela Agetra

Rubia Canabarro fala na mesa de abertura do congresso. Imagem: Agetra, divulgação
Rubia Canabarro fala na mesa de abertura do congresso. Imagem: Agetra, divulgação

     A procuradora do MPT-RS em Pelotas Rubia Vanessa Canabarro participou, no último dia 8, da cerimônia de abertura do XXXIII Congresso Estadual da Advocacia Trabalhista do RS promovido pela Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra). A procuradora representou oficialmente a administração do MPT-RS na solenidade, que teve lugar no auditório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

     O congresso foi realizado entre os dias 8 e 10 deste mês, e teve discussões focadas no impacto da reforma trabalhista no futuro da advocacia, com ênfase em tópicos como exercício da cidadania e da representação coletiva, fragilização das relações humanas e de trabalho, o advento das novas tecnologias e novas modalidades de contratos. O evento abordou também a valorização da atuação das mulheres na sociedade civil e na advocacia.

     - É uma imensa alegria ver este espaço tão cheio de pessoas dispostas a discutir tratar de questões tão importantes em um momento em que vivenciamos tantos retrocessos relativos aos direitos sociais. Uma realidade que tem se revelado para o Ministério Público do Trabalho como tristemente verdadeira quando foram registrados dados assustadores de resgates de trabalhadores em situação análoga à escravidão – comentou a procuradora em sua saudação.

     A conselheira estadual e ex-secretária-geral adjunta da OAB-RS Maria Cristina Carrion foi homenageada como patrona do evento. A palestra inaugural foi proferida pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Alves Miranda Arantes. Também estiveram presentes no evento, entre outros, o vice-presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Martins Costa; o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gustavo Juchem; o presidente da subseção de Pelotas, Victor de Abreu Gastaud; o presidente da AGETRA, Felipe Espíndola Carmona; a vice-presidente da mesma instituição, Luciana Alves; o diretor da escola judicial do TRT-4, desembargador João Paulo Lucena; a juíza do trabalho Simone Silva Ruas; a presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Neusa Elaine Couto Ledesma; e a representante da Associação Brasileira de Juristas pela democracia, Gabriela Loque.

Tags: Setembro

Imprimir