MPT participa de ações contra trabalho infantil em Arroio do Tigre, Ibarama e Sobradinho
Encontro “Escola e Família” fez parte do Arise, programa organizado pela OIT
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Cruz do Sul participou na última quarta-feira (28/6) de evento do programa “Alcançando a redução do trabalho infantil pelo suporte à Educação” (Arise), da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Organizado pela Winrock Internacional Institute for Agricultural Development e pela Japan Tobacco International (JTI), parceiras da OIT, o evento foi realizado no Clube 25 de Julho, em Arroio do Tigre, sendo voltado aos quatro municípios da região em que o Arise está inserido: Arroio do Tigre, Ibarama, Lagoa Bonita e Sobradinho.
A procuradora do Trabalho Enéria Thomazini apresentou ao público, composto de famílias de agricultores, integrantes de conselho tutelar, sindicalistas e estudantes, palestra sobre o papel e as ações do Ministério Público no combate ao trabalho infantil. "A ação", explica ela, "visou a esclarecer a comunidade local sobre os malefícios do trabalho precoce e a importância da educação na erradicação desta chaga social. Contrário à Constituição Federal, o trabalho infantil e do adolescente gera impactos e consequências muito ruins, tanto físicos, psicológicos, quanto sociais e retira a oportunidade de brincar, estudar e aprender. Por isto, a importância de sempre reforçar a necessidade do combate a este tipo de exploração de trabalho".
Anteriormente, a procuradora, junto da diretora da Winrock no Brasil, Luísa Siqueira, havia concedido entrevista à Rádio Sobradinho sobre o assunto. Também na manhã de quarta-feira, a procuradora visitou a escola São Valentim, em Sobradinho, para conhecer projeto de contraturno, período de atividades complementares às de sala de aula; e a escola municipal Luiz Augusto Colombelli, em Ibarama, onde participou da premiação dos melhores trabalhos sobre proibição do trabalho infantil. A procuradora pôde conversar com os alunos e falar sobre a importância do estudo e de seus direitos enquanto crianças e adolescentes. As atividades foram acompanhadas pela assistente social da Assessoria de Planejamento, Gestão Estratégica e Serviço Social (Apges) do MPT-RS, Vitória Raskin.
Com informações do Portal GAZ
Fotos: Vitória Raskin (MPT), Luisa Siqueira e Graziela Lunardi (Winrok)
Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo: (51) 3220-8328
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs
Tags: Julho