MPT na Escola 2019 reúne municípios da Fronteira Oeste
Encontro serviu para recomendar providências a serem adotadas ao longo do ano letivo para erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente
O Ministério Público do Trabalho (MPT) reuniu, na tarde de terça-feira (26/2), 14 representantes de seis municípios dos 11 abrangidos na área de atuação da unidade em Uruguaiana. O objetivo foi o de apresentar o projeto MPT na Escola 2019. Os representantes municipais receberam recomendação para, através das secretarias da Educação, capacitar e sensibilizar professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais do 4º ao 7º anos do ensino fundamental para que atuem como multiplicadores no processo de conscientização dos alunos, da comunidade escolar e da sociedade em geral, com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente.
O encontro foi realizado na sede do MPT uruguaianense e organizado pela procuradora Ana Lucia Stumpf Gonzalez (também coordenadora estadual de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes - Coordinfância). Estiveram presentes secretários de Educação e assessores representando Alegrete, Itaqui, Maçambará, Sant'Ana do Livramento, Santo Antônio das Missões e São Borja. Barra do Quaraí e Uruguaiana não conseguiram comparecer no encontro, mas já informaram que têm interesse em aderir. Garruchos também não conseguiu estar presente, mas a expectativa é de que continuem participando em 2019, já que foi vencedor de premiação em 2018 (3º lugar na categoria esquete teatral 4º e 5º anos). Também integram a região Manoel Viana e Quaraí.
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O projeto “Resgate à Infância” do MPT se divide em três eixos: o "Profissionalização", voltado a empresas e ao preenchimento das vagas reservadas por Lei a aprendizes; o "Políticas Públicas", voltado aos Municípios, com o objetivo de articular e fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente; e o "Educação", voltado, através do MPT na Escola, a escolas de Ensino Fundamental da rede pública. A proposta é trabalhar o tema em atividades em sala de aula, sensibilizando os envolvidos para o problema.
Fotos: Viviane Buzatto Colle
Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
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