☎️ O atendimento ao público, no horário de expediente, pelos seguintes telefones. O MPT-RS também atende por canais online.

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

⚠️ Recomendação nº 1/2024: emissão gratuita de atestados de exposição a enchentes
⚠️ Recomendação nº 2/2024: adoção de medidas trabalhistas alternativas e diálogo social
⚠️ Recomendação nº 3/2024: adoção de medidas de saúde e segurança do Trabalho em atividades de retomada

MPT participa do SOS Rio Grande do Sul, promovido pela Escola de Direito da PUCRS

Ministros, professores e especialistas de todo o Brasil se reuniram nesta segunda (20/5) para abordar tópicos jurídicos ligados ao enfrentamento da tragédia; evento levantou doações para as vítimas das enchentes no Estado

Procuradora Juliana Bortoncello Ferreira representou o MPT-RS em painel sobre Direitos Sociais.
Procuradora Juliana Bortoncello Ferreira representou o MPT-RS em painel sobre Direitos Sociais.

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) participou, na tarde desta segunda-feira (20/05), do SOS Rio Grande do Sul, evento online ao vivo promovido pela Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ao longo da programação, ministros, professores e especialistas de todo o país trataram de assuntos fundamentais ligados à calamidade e ao papel do Direito no apoio à população gaúcha. A instituição foi representada pela procuradora Juliana Bortoncello Ferreira, no painel sobre Direitos Sociais.

    A procuradora iniciou sua apresentação, sobre “A atuação do MPT em momentos de calamidade”, ressaltando a rápida mobilização do órgão logo no início das chuvas. “À medida que esses problemas e a calamidade começaram a surgir, nós nos demos conta da necessidade de tomar algumas providências e auxiliar na minimização desses problemas que estavam se agravando e irão se agravar ainda mais”, disse a procuradora.

    “Foram criadas estratégias de atuação, para a promoção e preservação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, já diante do decreto estadual de calamidade. Passamos a estimular as medidas alternativas regulamentadas, em prol da manutenção da renda e emprego da população”, falou a procuradora ao explicar a abordagem da instituição nas orientações a população e aos empregadores.

    A procuradora concluiu sua fala parabenizando a iniciativa da universidade e agradeceu o convite, destacando a importância de eventos que contribuam para as doações e ajudem a informar e instruir a população do estado.

    O evento foi aberto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e encerrado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques. Houve painéis sobre Direito Ambiental, desastres e mudanças climáticas; Proteção dos vulneráveis; Direitos Sociais; Direito Privado e proteção dos consumidores; e Processo Civil.

Texto: Samuel Anklam (jornalista supervisor: Carlos André Moreira - reg. prof. MT/RS 8553)

Tags: Maio

Imprimir