Conferência sobre pessoa idosa trabalhadora será realizada no dia 14
Evento vai reunir especialistas para discutir assuntos como envelhecimento saudável, direitos da pessoa idosa, saúde mental e trabalho digno
Com o tema Envelhecer saudável e trabalhar com dignidade, o Ministério Público do Trabalho (MPT) promove no dia 14 de junho, às 13h30, a 1ª Conferência sobre a Pessoa Idosa Trabalhadora. O evento é virtual e será transmitido pelo canal TVMPT no Youtube. A conferência vai reunir especialistas para discutir assuntos como envelhecimento saudável, direitos da pessoa idosa, saúde mental e trabalho digno.
O Rio Grande do Sul e o Brasil terão, em breve, uma população idosa de tamanho considerável. Segundo a OMS, o Brasil se tornará o sexto país do mundo em número de idosos até 2025. No período entre 2010 e 2021, o índice que mede o envelhecimento da população do Rio Grande do Sul apresentou crescimento de 74%. Em 2010, para cada cem pessoas com até 15 anos de idade, viviam no Estado 43 habitantes com 65 anos ou mais, enquanto em 2021 a proporção passou a ser de 75. Para 2060, a estimativa é de que para cada cem moradores do Rio Grande do Sul com menos de 15 anos haja 207 habitantes com 65 anos ou mais.
Diante dessas estatísticas, e da extensão do tempo necessário para aposentadoria promovido pelas recentes reformas nas normas previdenciárias, é importante fomentar espaços que discutam e informem questões relacionadas ao envelhecimento populacional e aos direitos dos idosos, especialmente aqueles que ainda fazem parte da massa trabalhadora, como o direito à atenção integral à saúde,; prioridade na tramitação de processos e de procedimentos na execução de atos e diligências judiciais; dentre outros.
Esse é um dos objetivos da conferência promovida pelo MPT, que terá a participação, entre outros, do médico gerontólogo Alexandre Kalache, do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará Alexandre Alcântara, a médica geriátrica e doutora em Ciências da Saúde Karla Giacomin, a economista e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Ana Amélia Kamarano e o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (SINDNAPI), Milton Cavalo.
VEJA A PROGRAMAÇÃO