MPT-RS comparece à instalação de comitê do TRE contra a fraude de gênero nas eleições
Administração esteve em solenidade que empossou integrantes do grupo
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul compareceu na tarde desta segunda-feira (1/7), à cerimônia de instalação do Comitê de Enfrentamento à Fraude à Cota de Gênero que vai atuar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) já visando às próximas eleições. O comitê será coordenado pela ex-presidente do TRE-RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremea Kubiak, e contará com outros sete integrantes do corpo jurídico. O MPT-RS foi representado na solenidade pela procuradora-chefe Denise Maria Schellenberger Fernandes e pela vice-procuradora-chefe Martha Diverio Kruse.
A cerimônia foi realizada no edifício-sede do TRE-RS, na Duque de Caxias, no Centro de Porto Alegre, em sessão especial comandada pelo presidente da corte, Voltaire de Lima Moraes. O comitê pretende atuar não apenas na fiscalização do cumprimento da cota de gênero pelos partidos, mas estimular maior participação feminina na política eleitoral. A solenidade contou ainda com uma fala por videoconferência do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF).
O TRE objetiva, com a instalação do Comite, a igualdade material de gênero e o MPT tem, dentro de suas prioridades estratégicas, o combate à discriminação e a defesa da igualdade material de gênero. As duas instituições, juntamente com o MPF, o MPE e o TRT estão atuando de forma articulada, organizando para breve um seminário que terá entre seus temas o assédio eleitoral.
Leia mais:
3/4/2024 - MPT-RS comparece a encontro do TRE-RS sobre eleições
26/6/2024 - MPT se reúne com órgãos parceiros para organizar combate a assédio eleitoral
30/11/2023 - MPT, MP Eleitoral, MP Estadual, TRE e TRT formalizam parceria para combate ao assédio eleitoral no trabalho
4/10/2023 - MPT-RS discute combate ao assédio eleitoral nas próximas eleições
Tags: 2024, Julho, Eleições 2024