Liga Gaúcha de Futsal adere a campanha antirracismo do MPT
Exemplares da edição sobre o futebol da série MPT em Quadrinhos, projeto didático da instituição, serão distribuídos em 2025 para público durante partidas
O Ministério Público do Trabalho (MPT), o Observatório da Discriminação Racial no Futebol e a Liga Gaúcha de Futsal (LGF) realizarão, em parceria, campanha de combate ao racismo no esporte. A LFG fará a impressão e a distribuição da edição do MPT em Quadrinhos, projeto didático desenvolvido pelo MPT, sobre antirracismo no futebol.
A adesão da LFG à campanha foi realizada em reunião nesta quinta-feira (5/12) na sede da Liga, pelo seu presidente, Nelson Bavier de Souza, que recebeu o procurador do Trabalho Bernardo Mata Schuch, um dos corroteiristas dos quadrinhos, intitulado “Antirracismo F.C.” Também participaram da reunião Alex Herrmann, do departamento de Comunicação e Marketing da LGF, e Alexandre Borba, advogado dos clubes.
A adesão acontece após episódio de racismo da torcida durante o campeonato estadual. A ideia é distribuir o material para o público durante as partidas, já em 2025. Inicialmente, a distribuição será feita nas três divisões do futsal adulto masculino, com possibilidade de abranger todas as dez categorias.
A LFG enviará o material aos clubes e estes farão a distribuição aos torcedores. Em 2024, a Liga contou com mais de 160 filiados e incluiu competições em 150 municípios do Estado.
Ação no Dia Nacional da Consciência Negra
Na quarta-feira (20/11), o MPT e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) entregaram exemplares do MPT em Quadrinhos ao público da partida Grêmio x Juventude, na Arena do Grêmio, como parte da mesma campanha. Na ocasião, o MPT foi representado pela vice-procuradora-chefe, Martha Diverio Kruse, recebida na tribuna do Conselho Deliberativo do Grêmio pelo seu presidente, Alexandre Bugin.
A série MPT em Quadrinhos é uma iniciativa do MPT que utiliza histórias em quadrinhos para tratar de questões relevantes da sociedade, facilitando o acesso à informação e promovendo a conscientização sobre problemas que fazem parte do cotidiano, como o racismo. A edição destaca os impactos do racismo no ambiente esportivo e destaca a luta contra o preconceito nos estádios. A revista está disponível para leitura gratuita no site oficial do MPT em Quadrinhos (clique aqui). A impressão e distribuição é livre, permitindo a qualquer outro clube esportivo a possibilidade de usar o material como ferramenta didática interna.
Tags: Dezembro