☎️ O atendimento ao público, no horário de expediente, pelos seguintes telefones. O MPT-RS também atende por canais online.

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

⚠️ Recomendação nº 1/2024: emissão gratuita de atestados de exposição a enchentes
⚠️ Recomendação nº 2/2024: adoção de medidas trabalhistas alternativas e diálogo social
⚠️ Recomendação nº 3/2024: adoção de medidas de saúde e segurança do Trabalho em atividades de retomada

Procuradora palestra para trabalhadores da construção civil

Flávia Funck abordou, em Imbé, saúde e segurança, além dos instrumentos de atuação do MPT

Procuradora Flávia
Procuradora Flávia

     A vice-coordenadora estadual da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), do Ministério Público do Trabalho (MPT), procuradora Flávia Bornéo Funck (lotada em Passo Fundo), palestrou, no início da tarde desta quinta-feira (30/6), no III Encontro dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário. O tema da palestra foi “Construções responsáveis: saúde e segurança do trabalhador na Construção Civil”. A procuradora também abordou a indústria da construção civil e suas estatísticas, discorrendo sobre a correlação entre infrações e acidentes de trabalho, além dos instrumentos de atuação do MPT.

Clique aqui para acessar em PDF a apresentação da procuradora Flávia.

Clique aqui para acessar em PDF a HQ "Segurança na construção civil".

     O evento reúne, aproximadamente, 60 interessados na Colônia de Férias do Sindicato dos Oficiais Marceneiros de Porto Alegre (Sindimarceneiros), localizada em Imbé. Começou na quarta-feira e terminará no final da tarde de hoje. É promovido pela Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Mobiliário (Feticom) do RS. O presidente da entidade, Aroldo Pinto da Silva Garcia, informa que o evento reúne representantes de sindicatos da indústria da construção civil e do mobiliário, autoridades sindicais e palestrantes, que abordam assuntos referentes aos direitos e interesses coletivos ou individuais de cada categoria. 

Encontro na Colônia de Férias do Sindimarceneiros POA, localizada em Imbé
Encontro na Colônia de Férias do Sindimarceneiros POA, localizada em Imbé

Programação

     A manhã do primeiro dia do Encontro (29/6) foi destinada à prestação de contas e reforma estatutária. À tarde, a primeira palestrante foi a auditora-fiscal do Trabalho e engenheira civil Luíza Tânia Elesbão, que abordou "Saúde, Meio Ambiente do Trabalho e Sociedade". Após, a diretora da Confederação das Mulheres do Brasil, Francieli Schiefelben, falou sobre "Violência contra a mulher no Brasil". Em seguida, a presidente do STICM Chapecó, Izelda Oro, discorreu sobre "A mulher e o empoderamento Social". Por fim, a advogada Irani Medeiros comentou sobre "Lei Maria da Penha".

     O segundo dia (30/6) começou com a palestra "Piso regional e sua importância nas negociações e convenções coletivas de trabalho" do presidente da Feticom SC, Altamiro Perdoná. Após, o presidente do Sindicato dos Oficiais Marceneiros de SP, Antônio Lopes de Carvalho, e o presidente da Feticom SP, Ademar Rangel da Silva, abordaram "Piso Regional e sua importância nas negociações e convenções coletivas de trabalho". Depois, o presidente da Fetraconspar PR, Geraldo Ramthun, comentou "Sustentabilidade das Entidades Sindicais". Em seguida, a "Conjuntura Social" foi tema do presidente do Contricom, Francisco Chagas Costa. Na sequência da palestra da procuradora Flávia, o engenheiro de segurança Flávio Miranda de Oliveira abordará "Segurança do Trabalho".

Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132) enviado especial
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/MPTnoRS | www.twitter.com/mpt_rs

Tags: Junho

Imprimir