Maratona Internacional de Porto Alegre apoiará #ChegadeTrabalhoInfantil

10 mil atletas disputarão 35ª edição da tradicional corrida de rua e vetisrão camiseta contendo também a campanha do MPT

     A 35ª Maratona Internacional de Porto Alegre divulgará a campanha #ChegadeTrabalhoInfantil. A tradicional corrida de rua será realizada no próximo domingo (10/6), antevéspera de 12 de junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Aproximadamente 10 mil atletas disputarão as provas: 5 mil na maratona (42 km), 4 mil na meia-maratona (21 km) e mil na rústica (7,5 km). Os corredores vestirão camisetas contendo, também, divulgação da campanha do Ministério Público do Trabalho (MPT): #ChegadeTrabalhoInfantil. Os Kits serão entregues na Feira da Maratona, que acontecerá de quinta-feira a sábado (7 a 9/6), no BarraShoppingSul, na avenida Diário de Notícias, 300, bairro Cristal, local da largada e da chegada.

     A coordenadora da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), procuradora do MPT Patrícia de Mello Sanfelici (lotada em Porto Alegre), lembra que ação semelhante ocorreu em 27 de janeiro. Na oportunidade, cerca de 3,2 mil atletas percorreram 82 quilômetros do Litoral gaúcho, na Travessia Torres-Tramandaí, levando aos participantes e ao público que acompanhou a corrida a mensagem da luta contra o trabalho precoce ilegal.

Pioneirismo

     O MPT desenvolveu, em 2018, outras ações para a campanha. Foram realizadas três etapas do circuito #ChegadeTrabalhoInfantil nas ruas de Porto Alegre. A 1ª etapa reuniu centenas de atletas na manhã dominical de 25 de março, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, ao lado da Pista de Skate do Parque Marinha do Brasil. A segunda etapa aconteceu na noite do sábado 14 de abril, na Rótula das Cuias. A 3ª etapa voltou a ser na manhã de domingo, em 6 de maio, novamente na avenida Edvaldo Pereira Paiva. A iniciativa pioneira do MPT, com apoio do Ministério Público Estadual (MP/RS) e do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), foi promovida em parceria com o Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa). A ação deverá ser estendida para todo País para dar maior visibilidade à campanha. O objetivo é trazer ao debate a questão do trabalho infantil, sensibilizando e conscientizando a população quanto aos graves riscos a que crianças e adolescentes ficam submetidos quando expostos ao trabalho precoce.

     Para a procuradora Patrícia, "o propósito do circuito de corridas é de levar o problema do trabalho infantil para reflexão da sociedade. A mensagem de que se deve combater essa violação se firma a partir das camisetas, que permanecerão circulando pelas ruas da cidade, das fotos contendo a hashtag da campanha, e também do comprometimento dos atletas, que com certeza passam a ser, ainda mais, multiplicadores da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, que são profundamente violados quando expostos ao trabalho precoce. Agora, a ideia é levar essa iniciativa para outras cidades e mesmo outros estados, e sem dúvida buscar inserir no calendário esportivo anual da cidade de Porto Alegre a corrida contra o trabalho infantil".

Leia mais

7/5/2018 - Confira o resultado da 3ª etapa das corridas de rua #ChegadeTrabalhoInfantil
4/5/2018 - 3ª etapa do circuito #ChegadeTrabalhoInfantil será neste domingo
23/4/2018 - Inscrições para 3ª etapa do circuito #ChegadeTrabalhoInfantil encerram-se na próxima segunda
15/4/2018 - Centenas de atletas correm sábado à noite contra trabalho infantil
11/4/2018 - É neste sábado 2ª etapa do circuito #ChegadeTrabalhoInfantil
3/4/2018 - Terminam nesta quarta-feira inscrições para 2ª etapa do circuito #ChegadeTrabalhoInfantil
25/3/2018 - Centenas de pessoas correm contra trabalho infantil
24/3/2018 - Mesmo com chuva, corrida de rua contra trabalho infantil está mantida para este domingo
8/3/2018 - #ChegaDeTrabalhoInfantil motiva circuito de corridas em Porto Alegre
26/1/2018 - De Torres a Tramandaí: uma corrida contra o trabalho infantil

Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Junho

Imprimir