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Boqueirão do Leão vence etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2019

Aluno Ariel Becker, da Escola Thomas Battisti, conquistou 1º lugar em Conto (4º e 5º anos); primeiros colocados nas cinco categorias receberão tablet e terão custeadas viagem para solenidade de premiação em 3 de dezembro, em Brasília

Ariel (à esquerda) e colegas da Escola
Ariel (à esquerda) e colegas da Escola

     O estudante Ariel Becker, de 10 anos de idade, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Thomas Battisti, de Linha Data, zona rural de Boqueirão do Leão, conquistou o 1º lugar na categoria Conto (4º e 5º anos) da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2019. A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho (MPT) e premia trabalhos de crianças e adolescentes sobre temas relacionados à atuação da instituição. O Conto vencedor é intitulado "O dia em que a infância passou a ser plenamente feliz". A professora é Geana Bergonci Martini. O resultado foi divulgado pela comissão julgadora, nesta terça-feira (15/10), em Brasília. Os primeiros colocados receberão tablets e terão custeadas viagem para solenidade de premiação, marcada para o dia 3 de dezembro, na Capital Federal. A cerimônia de entrega do Prêmio - fase regional aconteceu na última quinta-feira (10/10), em Porto Alegre.

     Conforme a diretora Elisangela Barbon, a Escola integrou-se na proposta de erradicação do trabalho infantil. "Temos que lutar contra qualquer atividade que priva as crianças de sua infância, de seu potencial, prejudicando a saúde física, moral e psicológica e interfirindo em sua escolaridade", destaca. Para Ariel, é momento de comemoração. "A alegria que sinto é muito grande. Estou muito feliz por representar meu Município. Quero agradecer à Deus, aos meus pais e à professora Elisangela", comenta o aluno. A secretária de Educação, Veronice Borges, informa que todas escolas da rede municipal participaram do Prêmio MPT na Escola. "Participar do projeto abre novas possibilidades e incentiva atividades além do conteúdo convencional", acrescenta. Em 2018, a Escola também teve projeto vencedor, na etapa regional.

Clique aqui para acessar ao conto.

     Com foco no “combate ao trabalho infantil” e “aprendizagem profissional, o prêmio deste ano abrangeu cinco categorias e contou com participação de alunos do ensino fundamental de nove estados. O objetivo é de suscitar debate nas escolas, onde os alunos aprendem e refletem sobre os assuntos. Ao levar o tema do correto enfrentamento do trabalho infantil para o ambiente escolar, consegue-se atribuir efeito expansivo ao debate nos ambientes familiares e comunitários, dando-se devida importância e visibilidade à temática. O trabalho de conscientização e empoderamento é feito com as crianças e adolescentes, não só sobre seus direitos, mas também acerca dos deveres e responsabilidade do estado, da família e da sociedade para com a infância, adolescência e juventude.

     O Rio Grande do Sul também teve outros nove trabalhos classificados. No Grupo 1 (4° e 5º anos): Sapucaia do Sul (Escola Justino Camboim, 6º em Curta-Metragem), Canoas (Escola Nancy Ferreira Pansera, 4º em Desenho), Gravataí (Escola Murialdo, 8º em Música) e Capão da Canoa (Escola Moacyr de Araújo Pires, 5º em Poesia). No Grupo 2 (6º e 7º lugares): Capão da Canoa (Escola Luiz Cláudio Magnante, 2º em Conto , e Escola Prudente de Morais, 2º em Poesia), Porto Alegre (Escola Mario Quintana, 7º em Curta-metragem e, novamente, Escola Mário Quintana, 3º em Desenho) e Xangri-lá (Escola Nayde Emerim Pereira, 3º em Música).

Histórico

     Em 2018, alunos das escolas Manoel Mendes, de Imbé, e Major João Antônio Marques, de Xangri-lá, venceram a etapa nacional do prêmio. Imbé venceu na categoria Poesia (4° e 5º anos) e Xangri-Lá, em Música (6º e 7º anos). Do Rio Grande do Sul, classificados entre os primeiros colocados de cada categoria, estiveram também a Escola Mário Quintana, de Porto Alegre, com a 3ª colocação da categoria “Curta-metragem” (6º e 7º anos) e novamente a Escola Major João Antônio Marques, que também ficou com a 3ª colocação em "Esquete teatral" (6º e 7º anos).

     Em 2017, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr de Araújo Pires, de Capão da Canoa (RS), conquistou o primeiro lugar, em Conto. Nas categorias Curta-metragem, Desenho e Esquete Teatral, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Quintana (Porto Alegre), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Adolfo Sebastiani (Sobradinho) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nayde Emerim Pereira (Xangri-lá) conquistaram, respactivamente, sextos lugares. A mesma escola de Xangri-lá ainda levou quarto lugar na categoria Música. Em Poesia, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos Salles (Nova Santa Rita) ficou com o oitavo lugar.

Regras

     O prêmio “MPT na Escola” é realizado em três etapas: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, as escolas participantes submetem à secretaria municipal de Educação os trabalhos de seus alunos. Nesta fase, a seleção é realizada pelo governo do município. Já na etapa estadual, as secretarias municipais de Educação inscrevem os trabalhos vencedores, e a seleção dos melhores de cada estado fica a cargo da representação regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). Por fim, os primeiros lugares de cada estado competem na seleção dos vencedores nacionais do prêmio, promovida pela Coordinfância nacional.

     A competição é realizada dentro de dois grupos etários de alunos: alunos de 4º e 5º ano e alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental. Em cada grupo, as crianças e adolescentes podem ser inscritos em cinco categorias: conto; poesia; música; desenho; e curta-metragem. Os trabalhos submetidos podem ser realizados por mais de um aluno – são aceitos grupos de 2 a 5 integrantes, a depender da categoria.

Vencedores

     No grupo de alunos mais novos – do 4º e 5º anos do ensino fundamental – os vencedores são de estados variados. Na categoria “conto”, venceu o trabalho de Boqueirão do Leão. Dentro da categoria curta-metragem, saiu vencedor trabalho do município de Andrada, em Minas Gerais. Já o melhor desenho veio de Pinhais, no Paraná, e a melhor peça de música de Atibaia, em São Paulo. Na categoria “poesia”, Quixadá, município do Ceará, é a origem do melhor trabalho do país.

     Entre os alunos do 6° e 7º anos do ensino fundamental, o município de Taiobeiras, em Minas Gerais, aparece com vencedores em duas categorias: curta-metragem e poesia. União dos Palmares, em Alagoas, conta com ganhadores em duas categorias – conto e desenho. Já a melhor música foi composta em Aracati, no Ceará.

Clique aqui para acessar a lista completa de vencedores da etapa nacional 2019.


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Com informações do jornal A Hora Regional, de Boqueirão do Leão
Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
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Tags: Outubro

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