⚠️ Atenção! Devido ao estado de calamidade pública, os prazos nos procedimentos do MPT-RS que vencerem neste período ficam prorrogados até 6/6, com exceção dos casos urgentes, relativos à calamidade pública, e os declarados pelo(a) membro(a) oficiante.

Ademais, faculta-se ao(à) membro(a) oficiante a realização de audiências na modalidade telepresencial.


O atendimento ao público segue pelos canais online.

Recomendação nº 1/2024: emissão gratuita de atestados de exposição a enchentes
Recomendação nº 2/2024: adoção de medidas trabalhistas alternativas e diálogo social

Curso capacita mais agentes do RS em método de análise ergonômica do Trabalho

Desde 2016, MPT ofereceu curso a mais de 100 profissionais que já contribuíram com inspeções em frigoríficos e hospitais no Estado

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) promoveu, na última quinta e sexta-feira (12 e 13/12), o Curso “Checklist OCRA” para representantes de órgãos integrantes da força-tarefa de frigoríficos gaúchos. O objetivo é permitir que os profissionais possam futuramente atuar nas inspeções de Ergonomia, que utilizam o método Occupational Repetitive Actions (OCRA) para avaliação de riscos à saúde em postos de trabalho que envolvam alta repetição de movimentos em membros superiores, como, por exemplo, o das linhas de pendura, miúdos, desossa e embalagem de produtos.

     Em quatro anos, o órgão já ofereceu o curso a mais de 100 profissionais que passaram a contribuir com inspeções em frigoríficos e hospitais, entre outros setores econômicos, no Estado. O curso foi ministrado pelo médico do Trabalho Ruddy Facci, da Escola Ocra Brasiliana, com sede em Curitiba (PR), única instituição no país habilitada a ministrar cursos da Metodologia.

     A capacitação foi realizada na Escola Estadual de Educação Profissional em Saúde, em Porto Alegre, totalizando 16 horas-aula. Participaram profissionais da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no Rio Grande do Sul (Renast-RS) e do Ministério da Economia (ME). A certificação dos participantes depende ainda de prova de habilitação técnica. O evento foi oferecido pela Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT, com organização da procuradora do MPT em Passo Fundo Priscila Dibi Schvarcz, representante regional da coordenadoria.

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Dezembro

Imprimir