Procuradora do MPT fala sobre empregabilidade LGBTQIAPN+ em encontro na UFFS Passo Fundo
Organizado pelo MPT e pela Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB, evento foi aberto ao público local
A procuradora do Trabalho Larissa Menine Alfaro participou, na última quarta-feira (4/12), do encontro “É direito trabalhar! População LGBTQIAPN+, diversidade de gênero e o mundo do trabalho”, realizado pelo MPT em parceria com a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG) da OAB Passo Fundo, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A atividade contou com a presença de professores, profissionais de Saúde, psicólogos, lideranças comunitárias e sociedade civil.
O evento abordou legislação, acesso e permanência de pessoas LGBTQIAPN+, violações de direitos e educação como ferramenta de empregabilidade. A procuradora falou sobre a atuação prioritária do MPT em defesa da igualdade e do combate da discriminação nas relações do trabalho e de sua atuação promocional, junto ao Poder Público e a empresas do setor privado, no sentido de incentivar a contratação da população LGBTQIAPN+, especialmente a em vulnerabilidade.
“A discriminação pode ocorrer na fase da seleção ou no decorrer do contrato, com despedida discriminatória, ou porque o ambiente em si é discriminatório”, explicou a procuradora. Diante disso, há atuação do MPT para corrigir tais irregularidades, exigindo-se do empregador o cumprimento do seu dever de manter um ambiente de trabalho hígido, saudável e seguro.
Também palestraram a professora de História Luciane Maldaner e a advogada Ana Radig Morais. O evento teve a mediação do presidente da CDSG, Leandro Müller, e do jornalista Cristian Puhl.
Tags: Dezembro