☎️  Ligue para as unidades do MPT-RS nos números abaixo em horário de expediente. A instituição também atende por canais online.

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

MPT obtém decisões favoráveis à tripulação do navio Adamastos

Objetivo é garantir subsistência, sobrevivência, dignidade, desembarque e repatriamento dos trabalhadores na embarcação atracada em Rio Grande desde 9 de agosto

     Nos últimos dias, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pelotas obteve três decisões judiciais em favor da tripulação do navio Adamastos, atracado, desde 9 de agosto, a 15 quilômetros do Porto de Rio Grande. O procurador do Trabalho Alexandre Marin Ragagnin, autor da ação civil pública (ACP), informa que as seis empresas rés, responsáveis pela embarcação ou pela transação, são: Adamastos Shipping & Trading S. A., Sagres Agenciamentos Marítimos Ltda., Sul Trade Transportes Integrados Ltda., Elacir Vianna de Souza - ME, Bunge International Commerce Ltda. e Phoenix Shipping & Trading S. A. O navio transporta cerca de 59 mil toneladas de soja. A carga é avaliada em R$ 32 milhões, O destino dos grãos é a China. Atualmente, são 11 tripulantes. O navio chegou oficialmente com 22, porém havia mais um não registrado, totalizando 23. Por segurança, no início de dezembro, agentes da Polícia Federal retiraram três deles (dois gregos e um egípcio), após confusão com os demais. Eles foram enviados aos seus países de origem. Na terça-feira (30/12), um ucraniano e sete indonésios deixaram a embarcação pedindo para serem repatriados. Na quarta-feira (31/12), mais um ucraniano saiu do navio. Os tripulantes têm, ainda, nacionalidades russa, romena, grega, georgiana e egípcia.

Navio Adamastos, com bandeira da Libéria, está atracado a 15 quilômetros de Rio Grande
Navio Adamastos, com bandeira da Libéria, está atracado a 15 quilômetros de Rio Grande

     Na primeira decisão, às 23h59min do dia 24 de dezembro, a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Rio Grande, Rachel de Souza Carneiro, em regime de plantão, deferiu "as rescisões indiretas, deferindo, liminarmente, seja providenciado o desembarque pelo empregador, imediatamente, sob pena de responsabilização e multa de R$ 100 mil por dia. Uma vez que o empregador é estrangeiro e não se encontra no país senão pelo preposto capitão, totalmente impotente para solução das questões, responsabilizo todas as demais empresas envolvidas, deferindo a liminar também em relação às mesmas, solidariamente, sob as mesmas penas. O capitão e o imediato ficam autorizados a também considerarem rompidos seus vínculos empregatícios, tão logo rompidos os dos subordinados, da mesma forma e com o mesmo deferimento dado aos demais tripulantes. Ficam as empresas responsáveis pela subsistência e sobrevivência e dignidade de todos os embarcados enquanto tais, devendo suprir integralmente suas necessidades de saúde e segurança, sob pena da mesma multa diária que se cumula à já imposta. Uma vez realizados atos de desembarque, as empresas envolvidas devem garantir a subsistência digna dos trabalhadores até o repatriamento dos mesmos, bem como o próprio repatriamento". Para garantia da execução das medidas, a juíza Rachel determinou o bloqueio de R$ 200 mil, direcionado contra todas as empresas envolvidas. A magistrada determinou, também, o arresto da carga e do navio. Clique aqui para acessar a 1ª decisão.

     Na segunda decisão, também em regime de plantão, às 23h55min de sábado (27/12), a juíza do Trabalho Simone Silva Ruas determinou "às partes que comuniquem de forma efetiva e imediata à Capitania dos Portos as medidas que forem tomadas tendentes ao desembarque da tripulação. Em reforço, determino a expedição de ofício ao Ministério Público Federal, ao Ministério Público Estadual e à 2ª Vara Cível de Rio Grande, a ser entregue por Oficial de Justiça e com urgência. O desembarque dos trabalhadores não é condicionado à prévia tomada de providências pelas autoridades responsáveis pela segurança da navegação, devendo ser realizado de imediato, pela situação de risco, inclusive de morte, a que estão sujeitos tais trabalhadores. Determino que a União, incluída no polo passivo da ação, tome, de imediato, as providências necessárias para a repatriação dos trabalhadores, inclusive, se necessário, arcando com os respectivos custos". A magistrada mandou expedir ofício à Embaixada, Consulado ou Representação no Brasil da Libéria, país da bandeira da embarcação. Clique aqui para acessar a 2ª decisão.

Onze dos 23 tripulantes ainda estavam a bordo em 31 de dezembro
Onze dos 23 tripulantes ainda estavam a bordo em 31 de dezembro

     Na manhã de quarta-feira (31/12), o procurador Alexandre requereu que fosse determinado o imediato cumprimento das decisões proferidas quanto ao regular fornecimento de alimentação, água potável e óleo diesel. Clique aqui para acessar o documento.

     Então, na terceira decisão, ainda em regime de plantão, na tarde de quarta-feira (31/12), a juíza Graciela Maffei majorou "o valor da multa diária pelo descumprimento de cada uma das obrigações para R$ 400 mil, a ser imposta a cada uma das reclamadas renitentes, porquanto a multa anteriormente imposta mostrou-se ineficaz. O valor da multa majorada passará a incidir imediatamente, porquanto as reclamadas já estão cientes do dever de manter o fornecimento regular dos alimentos, água e óleo diesel. Oficie-se ao Ministério Público Federal para que verifique eventual ilícito decorrente do descumprimento da ordem judicial. A última comprovação foi de fornecimento de alimentação em 27 de novembro com previsão de duração pelo período de um mês, a revelar que, no mínimo, há 4 dias está sendo descumprida a ordem judicial anterior que fixava multa diária de R$ 50 mil. Além da majoração da multa, o descumprimento da ordem pelas reclamadas caracteriza ato atentatório ao exercício da jurisdição. Assim, condeno cada uma das reclamadas em multa de R$ 40 mil, porquanto são responsáveis solidárias pelo cumprimento da obrigação. Por fim, observo que tripulação que permanece a bordo não atende ao mínimo de treze e a embarcação está ficando às escuras à noite, o que representa grave e iminente risco de acidente marítimo. Considerando que a salvaguarda da vida humana e a segurança da navegação estão em risco, comunique-se o fato ao Comandante da Marinha do Brasil para que fique ciente e adote as medidas que entender cabíveis". Clique aqui para acessar a 3ª decisão.

Insegurança entre os trabalhadores que não recebem mantimentos desde 27 de novembro
Insegurança entre os trabalhadores que não recebem mantimentos desde 27 de novembro
Leia mais:
27/11/2014 - Liminar concedida ao MPT em Pelotas garante condições básicas à tripulação do Adamastos

Fotos: Carlos Queiroz / jornal Diário Popular
Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132) com informações do jornal Diário Popular
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro e WhatsApp (51) 9977-4286 
prt4.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/MPTnoRS | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Janeiro

Imprimir