• Procuradorias
  • PRT Porto Alegre
  • Manuseio de cargas e pessoas é crítico no Hospital Mãe de Deus, aponta relatório em Ergonomia, primeiro a ser embasado pelo método MAPHO no Brasil

Manuseio de cargas e pessoas é crítico no Hospital Mãe de Deus, aponta relatório em Ergonomia, primeiro a ser embasado pelo método MAPHO no Brasil

Documento resulta de 1ª operação da nova força-tarefa do MPT, voltada ao setor hospitalar

     Foi entregue ao Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) relatório de análise da situação ergonômica do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. O documento, elaborado pelos técnicos da Fundação Jorge Duprat Figueiredo (Fundacentro), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Porto Alegre, das 5ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), acompanhados e coordenados pela fisioterapeuta do trabalho e especialista em ergonomia Carine Taís Guagnini Benedet,  instruirá procedimento do MPT, a ser distribuído a um dos procuradores do Trabalho em Porto Alegre.

     Os principais problemas ergonômicos encontrados são manuseio de cargas e pessoas, ambientes com pouco espaço, como a cozinha e banheiros dos quartos, que impedem a movimentação de cadeiras de rodas e de banho, análise ergonômica não aplicada, e projeto equivocado de ginástica laboral, que pode, inclusive, ter levado ao agravamento de lesões osteomusculares, aumentadas ano a ano desde o início do projeto, em 2010. 

     "O elevado risco é representado pela inadequação de equipamentos (ou falta de uso), e pela falta de formação pessoal adequada. A simultânea e elevada quantidade de operações de movimentação dos pacientes, em cada turno de trabalho, exige a redução do risco de forma prioritária. Sabe-se que o uso de equipamentos adequados para manuseio dos pacientes, como o eleve, torna relativamente simples a redução do risco", explicam.

     A análise levou em conta a Norma Regulamentadora (NR) 17 e as partes 1 a 3 da ISO 11.228, além dos métodos Occupational Repetitive Actions (OCRA), National Institute for Ocupational Safety and Health (NIOSH) e Movimentação Adequada de Pacientes Hospitalizados (MAPHO). Este é o primeiro relatório de ergonomia fundamentado pelo método MAPHO, explica o procurador do Trabalho Ricardo Garcia, coordenador da força-tarefa. 

     O Hospital Mãe de Deus foi inspecionado de 19 a 22 de julho por força-tarefa do MPT, com a participação do movimento sindical dos trabalhadores e entidades de promoção da segurança e saúde no meio ambiente de trabalho. O relatório foi assinado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho Augusto Portanova Barros (Fundacentro), pela fonoaudióloga Bruna Campos de Césaro (5ª CRS de Caxias do Sul), pela fisioterapeuta Fabiana Hermes Suprinyak (Cerest Porto Alegre), pela fisioterapeuta Marisa Flores de Quadros (7ª CRS de Bagé), com coordenação da fisioterapeuta do Trabalho Carine.

Clique aqui para acessar o relatório de inspeção em ergonomia.

Leia mais:

22/7/2016 - Hospital Mãe de Deus (em Porto Alegre) recebe notificação do MPT-RS para adequar aspectos de segurança e saúde do Trabalho
19/7/2016 - Começa primeira operação da força-tarefa dos hospitais gaúchos

Texto e miniatura: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo: (51) 3220-8328
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Agosto

Imprimir