Campanha #ChegadeTrabalhoInfantil divulgada novamente na Maratona Internacional de Porto Alegre
10 mil atletas movimentaram as ruas da Capítal gaúcha; maioria vestida com camiseta contendo logomarca da ação idealizada pelo MPT
A manhã fria de domingo (2/6) não espantou os competidores da 36ª Maratona Internacional de Porto Alegre. A maioria dos 10 mil atletas vestiu camisetas ostentando o símbolo da campanha #ChegadeTrabalhoInfantil do Ministério Público do Trabalho (MPT). A tradicional corrida de rua aconteceu no mês em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho). Corredores de vários estados e de onze países estiveram presentes. O objetivo do MPT é o de conscientizar a população sobre os perigos graves corridos por crianças e adolescentes.
Em 2019, o MPT realizou três etapas do Circuito #ChegadeTrabalhoInfantil. A primeira, em 24/2, reuniu atletas inclusive da Argentina e contou com aproximadamente mil pessoas. Na segunda edição, em 31/3, o número de atletas aumentou para quase 1,4 mil. A terceira etapa, em 27/4, foi a única noturna e chegou ao máximo de 1,5 mil participantes. Em 2018, também foram realizadas três edições, reunindo aproximadamente 700 participantes na primeira (25/3), mil participantes - em etapa noturna - na segunda (14/4) e mil na terceira (6/5). A iniciativa, que tem apoio do Ministério Público Estadual (MP/RS), do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AmatraIV), é promovida em parceria com o Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa).
A iniciativa do MPT-RS na criação de ações, que visam divulgar a campanha, foi responsável por inserir a hashtag em outras corridas pelo país. Segundo a coordenadora da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, procuradora Patrícia de Mello Sanfelici (lotada em Porto Alegre), a campanha #ChegadeTrabalhoInfantil foi inserida na divulgação de “diversas corridas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, especialmente”. Tudo isso começou com a Travessia Torres Tramandaí (TTT) que ocorreu em 27 de janeiro de 2018. Na época, a procuradora já projetava avanço na campanha: “Pensamos que uma corrida de rua teria uma visibilidade muito grande e levaria a nossa mensagem a um grande número de pessoas”.
Para a coordenadora regional da Coordinfância, procuradora Ana Lúcia Stumpf González (lotada em Uruguaiana), a importância da divulgação da campanha é a “necessidade de se dar visibilidade a discussão, para que não se permita a naturalização dessa forma de exploração.”
Corrida
Todos corredores, após cruzarem a linha de chegada, tinham à disposição água mineral, bebidas energéticas, frutas e bolachas para recuperarem-se do esforço físico. Ao longo do trajeto da corrida, potes de água mineral e sachês de isotônico foram oferecidos aos atletas. A Unimed colocou à disposição 32 profissionais especializados em emergências, entre médicos e pessoal de Enfermagem, além de dez ambulâncias e duas motos, sendo montado espaço próprio no local. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) prestou apoio em todo percurso com sinalização e desvio de trânsito. No estacionamento do Barra Shopping Sul foi montada feira com expositores.
O favoritismo queniano foi batido pelos brasileiros, que venceram as provas principais. Alisson Peres da Rocha, do Paraná, e Cristiane Alves Silva, da Bahia, venceram as provas masculina (com cerca de 5 mil atletas) e feminina. A largada foi às 7h em frente ao Jockey Club, na avenida Diário de Notícias, bairro Cristal. O evento contou também com a competição de cadeirantes, da meia maratona, da rústica e da maratoninha, com largada mais tarde, às 11h.
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Texto: Pedro Del Fabro (estagiário de Jornalismo)
Foto: Guilherme Almeida (jornal Correio do Povo)
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Tags: Junho