Procurador reúne-se com representantes de suinícolas do Estado

Encontro ocorreu no auditório da sede Ramiro do MPT e teve participação de parceiros da força-tarefa estadual dos frigoríficos

Alceu Dipp Murat e Ricardo Garcia
Alceu Dipp Murat e Ricardo Garcia

     O procurador do Trabalho Ricardo Garcia se reuniu, nessa quinta-feira (25/2), com cerca de 70 representantes de suinícolas do Rio Grande do Sul no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Porto Alegre. O setor passa por inspeções da força-tarefa estadual - coordenada pelo MPT - que investiga o meio ambiente do trabalho em frigoríficos gaúchos desde janeiro de 2014.

     Na ocasião, o advogado do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS), Alceu Dipp Murat, apresentou as principais ações e propostas que estão sendo desenvolvidas pela categoria para melhor se adequar às normas de medicina e segurança de trabalho. Entre os projetos, estão a criação de grupos de trabalho para tratar de assuntos relacionados à ergonomia e à criação de manual de segurança próprio e exclusivo para frigoríficos. Murat também destacou a importância do diálogo entre empresas e integrantes da força-tarefa.

     O procurador ressaltou a necessidade de mudar a cultura da administração, em que “saúde e segurança façam parte do projeto, do processo e da expansão da empresa”. Garcia também destacou a importância de um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) realistas e elaborados com a participação ativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Para ele, a reunião significou mais um passo no sentido de consolidar o diálogo entre o setor e a força-tarefa. "É apenas a primeira reunião, e a gente espera que esse diálogo se aprofunde e capilarize para os procuradores do Trabalho em cada localidade, e que as empresas elaborem propostas concretas, com prazos determinados, para que as correções efetivamente possam avançar", afirmou.

Reunião no auditório da sede Ramiro do MPT reuniu, aproximadamente, 70 pessoas
Reunião no auditório da sede Ramiro do MPT reuniu, aproximadamente, 70 pessoas

     Também participaram da reunião integrantes da força-tarefa e representantes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA/RS), Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins para a região Sul (CNTA-Sul), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Entre as empresas presentes, estavam a Cooperativa Santa Clara, o Frigorífico Santo André, a Alibem, a Adelle, a BRF, a Languiru e a Cosuel.

Texto e fotos: Manoella van Meegen (estagiária de Jornalismo)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTPS/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Imprimir