Oito Municípios aderem ao projeto MPT na Escola, voltado a escolas de Ensino Fundamental
12 Municípios da região de Santa Cruz do Sul participarão em 2018
Os Municípios de Boqueirão do Leão, Brochier, Candelária, Encantado, Santa Cruz do Sul, Taquari, Teutônia e Vera Cruz aderiram à edição 2018 do projeto MPT na Escola. Com eles, da região de Santa Cruz do Sul, são 12 os Municípios que participarão do eixo "Educação" do projeto Resgate a Infância do MPT, voltado ao combate ao trabalho infantil.
Da mesma região, os Municípios de Arroio do Tigre, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul e Sobradinho, que participaram do projeto em 2017, confirmaram sua continuidade em 2018. Alunos de Arroio do Tigre, Ibarama e Sobradinho foram premiados no concurso cultural que foi realizado no segundo semestre e que deve ser repetido neste ano.
A adesão dos novos Municípios foi formalizada em audiência coletiva realizada nesta quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, e conduzida pela coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT, Patrícia de Mello Sanfelici, e pela procuradora do Trabalho Enéria Thomazini (MPT em Santa Cruz do Sul). Também participou a servidora Bruna Rossol (MPT em Porto Alegre).
O MPT oferecerá capacitação voltada aos professores responsáveis pelo projeto em 9 de março, em Santa Cruz do Sul. Outras capacitações estão previstas também para as regiões de Passo Fundo, Porto Alegre e Uruguaiana, que devem ter a relação de Municípios participantes confirmada até março.
Projeto
O projeto “Resgate à Infância” do MPT se divide em três eixos: o "Profissionalização", voltado a empresas e ao preenchimento das vagas reservadas por Lei a aprendizes; o "Políticas Públicas", voltado aos Municípios, com o objetivo de articular e fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente; e o "Educação", voltado, através do MPT na Escola, a escolas de Ensino Fundamental da rede pública. A proposta é trabalhar o tema em atividades em sala de aula, sensibilizando os envolvidos para o problema.
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Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
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