☎️ O atendimento ao público, no horário de expediente, pelos seguintes telefones. O MPT-RS também atende por canais online.

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

⚠️ Recomendação nº 1/2024: emissão gratuita de atestados de exposição a enchentes
⚠️ Recomendação nº 2/2024: adoção de medidas trabalhistas alternativas e diálogo social
⚠️ Recomendação nº 3/2024: adoção de medidas de saúde e segurança do Trabalho em atividades de retomada

MPT-RS discute segurança do trabalho na construção civil em audiência pública em Palmeira das Missões

Encontro foi voltado a empresas e trabalhadores do setor na região de abrangência do CEREST/Macronorte

Procurador do MPT-RS Pedro Guimarães Vieira conduziu audiência sobre segurança do trabalho na construção civil
Procurador do MPT-RS Pedro Guimarães Vieira conduziu audiência sobre segurança do trabalho na construção civil

    O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), por meio de sua unidade em Passo Fundo, realizou na manhã de segunda-feira (29/4) uma audiência pública na cidade de Palmeira das Missões para tratar de questões relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador na construção civil. O evento, voltado às empresas situadas na região Macronorte do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/Macronorte), foi realizado na sede da Câmara de Vereadores do município.

     A audiência foi convocada pelo MPT-RS como parte das atividades da campanha Abril Verde. O município de Palmeira das Missões é uma das cidades de abrangência da atuação da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Passo Fundo. O foco do encontro na construção civil atendeu a um pedido do próprio CEREST/Macronorte, que identificou o setor como um dos que mais têm gerado denúncias de irregularidades.

     A audiência foi conduzida pelo procurador do MPT-RS em Passo Fundo Pedro Guimarães Vieira. Também compuseram a mesa de honra o vereador Davi Piovesan, atual presidente da Câmara de Vereadores; o coordenador da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) da Secretaria Estadual de Saúde, Ademar Rodeni da Rosa Barcellos; e o engenheiro civil e de segurança do trabalho Enio Otero de Ramos, Inspetor-chefe e representante da Inspetoria de Palmeira das Missões/RS do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS).

     Ao longo da audiência, foram feitas apresentações sobre saúde e segurança no trabalho na construção civil. A primeira fala foi da psicóloga Cláudia Beux, integrante da equipe do CEREST/Macronorte, que falou, entre outros temas, sobre questões de adoecimento e saúde mental no setor. Depois, quem realizou uma apresentação sobre vistorias, normas e fiscalizações foi o engenheiro Enio Otero de Ramos, do CREA-RS.

     Na sequência, foi aberto o tempo para perguntas da plateia, que teve a participação de profissionais liberais do ramo da construção civil, servidores da 15ª CRS e funcionários de empresas de consultoria em saúde e segurança do trabalho.

     A audiência foi realizada como parte da campanha Abril Verde. A campanha, de âmbito nacional, tem o objetivo de conscientizar a população para questões de saúde e segurança no ambiente de trabalho e promover ações contra os acidentes laborais. São parceiros da campanha, entre outras instituições, Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento por conter duas datas importantes para o tema: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

LEIA MAIS SOBRE A CAMPANHA ABRIL VERDE

26/4/2024 - MPT-RS participa do XIV Seminário de Saúde do Trabalhador, em Caxias do Sul
19/4/2024 - Audiência pública discute sobre adoecimento, informalidade e ambiente de trabalho
15//4/2024 - Artigo: Adoecimento também é acidente do trabalho
12/4/2024 - MPT em Santa Maria adere ao Abril Verde
9/4/2024 - MPT em Uruguaiana adere ao Abril Verde
4/4/2024 - MPT-RS terá iluminação verde em sua sede para marcar campanha contra acidentes de trabalho

 

 

Tags: 2024, Abril

Imprimir