📅 Atenção! Devido ao estado de calamidade pública, os prazos nos procedimentos do MPT-RS que vencerem neste período ficam prorrogados até 6/6, com exceção dos casos urgentes, relativos à calamidade pública, e os declarados pelo(a) membro(a) oficiante. Ademais, faculta-se ao(à) membro(a) oficiante a realização de audiências na modalidade telepresencial.


☎️ O atendimento ao público segue pelos canais online e, no horário de expediente, pelos seguintes telefones:

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

⚠️ Recomendação nº 1/2024: emissão gratuita de atestados de exposição a enchentes
⚠️ Recomendação nº 2/2024: adoção de medidas trabalhistas alternativas e diálogo social

CREA apresenta ao MPT relatório sobre Hospital Unimed (Caxias do Sul)

Cópias também foram entregues ao nosocômio, que (em 16/8) recebeu notificação recomendatória resultante da segunda operação da força-tarefa de adequação das condições de saúde e segurança no trabalho em hospitais gaúchos

Clique aqui para acessar o relatório.

     O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rrio Grande do Sul (CREA-RS) entregou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) relatório de fiscalização no Hospital Unimed (Caxias do Sul). Cópia do documento também foi enviada ao nosocômio. Em 19 de agosto, o MPT havia expedido à Unimed Nordeste RS Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos Ltda, proprietária do Hospital, notificação recomendatória para que esse adotasse providências, visando adequar 64 situações ao disposto na legislação trabalhista. A notificação resultou da segunda operação da força-tarefa de adequação das condições de saúde e segurança no trabalho em hospitais no Rio Grande do Sul, realizada de 16 a 19/8.

     Foram fiscalizadas "in loco"" as áreas caldeira, lavanderia, Centro de Material Esterilizado (CME), subestação, geradores, central de gás GLP, central de ar comprimido, pulmão de vácuo, nutrição, engenharia clínica, manutenção, hemodinâmica, radiologia, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), bloco cirúrgico e internação Ala Sul I, bem como a obra de ampliação. Após, foram analisadas a documentação de atividades técnicas que fazem parte da legislação e normativas que envolvem as Câmaras Especializadas de Engenharia Química, Civil, Industrial, Elétrica e de Segurança do Trabalho.

     O CREA verificou registros das empresas e de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além de atribuições profissionais. Também, visando atender Decisão Normativa do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que estabelece que a fiscalização deve atuar em situações que possam colocar em risco grande número de pessoas ou bens e deve ter prioridade sobre outras ações, priorizou por fiscalizar a Segurança do Trabalhador. Dúvidas quanto a atribuições profissionais e conduta ética profissional serão analisadas pelas Câmaras Especializadas das respectivas modalidades profissionais, sendo emitido parecer para andamento aos procedimentos fiscalizatórios. Havendo divergências entre documentos apresentados e a inspeção visual, caberá ao MPT encaminhar denúncia ética ao Conselho para apuração da conduta. Após análise da documentação apresentada, novas fiscalizações poderão ser realizadas no hospital ou em outras terceirizadas responsáveis por serviços técnicos.

     Assinaram o relatório o gerente de fiscalização, engenheiro químico e de segurança do trabalho Marino José Greco, o chefe do Núcleo de Suporte Técnico da Fiscalização, engenheiro de automação e controle Marcelo Martins Corrêa de Souza, e a supervisora de fiscalização da Serra / Sinos, Alessandra Maria Borges (Caxias do Sul). Também participaram da operação o supervisor de fiscalização do Norte / Noroeste, Luiz Claudemir de Araujo (Três Passos), e os agentes-fiscais Felipe de Figueiredo Pinto (Porto Alegre) e Heber Ferreira de Oliveira (Caxias do Sul).

Clique aqui para baixar do Flickr fotos (em alta definição) (autor: Flávio Wornicov Portela / MPT).


Leia mais:

15/9/2016 - Cerests apresentam ao MPT relatórios sobre Hospital Unimed (Caxias do Sul)
1/9/2016 - MPT alerta hospitais sobre falta de gestão em saúde e segurança do trabalho
19/8/2016 - MPT notifica Hospital Unimed Caxias do Sul
178/2016 - Máquina interditada no Hospital Unimed Caxias do Sul
16/8/2016 - Começa operação do MPT no Hospital Unimed Caxias do Sul
8/8/2016 - Cerest indica riscos à saúde dos empregados do Hospital Mãe de Deus (Porto Alegre)
4/8/2016 - CREA-RS aponta irregularidades do Hospital Mãe de Deus
2/8/2016 - Manuseio de cargas e pessoas é crítico no Hospital Mãe de Deus, aponta relatório em Ergonomia, primeiro a ser embasado pelo método MAPHO no Brasil
22/7/2016 - Hospital Mãe de Deus (em Porto Alegre) recebe notificação do MPT-RS para adequar aspectos de segurança e saúde do Trabalho
19/7/2016 - Começa primeira operação da força-tarefa dos hospitais gaúchos

Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Setembro

Imprimir