MPT na Escola capacita municípios do Norte gaúcho
Representantes de Carazinho, Erechim, Ipiranga do Sul, Marau e Não-Me-Toque foram sensibilizados sobre combate ao trabalho infantil
O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou, na tarde desta quinta-feira (22/3), capacitação do MPT na Escola para cinco municípios, da região Norte do Rio Grande do Sul, que aderiram ao projeto. Durante quatro horas, 19 representantes de Carazinho, Erechim, Ipiranga do Sul, Marau e Não-Me-Toque foram sensibilizados sobre a importância e necessidade do combate ao trabalho infantil e capacitados para a trabalhar o tema em sala de aula, no âmbito de cada município. O encontro foi realizado no auditório do MPT em Passo Fundo. O público foi formado por coordenadores, assistentes sociais e assessores das secretarias de Educação, diretores, vices, orientadores e professores de escolas municipais, técnica em segurança do trabalho da Vigilância Sanitária, mais psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e professores e estagiário da Universidade Passo Fundo (UPF).
A capacitação integra o projeto “Resgate a Infância” do MPT, que se divide em três eixos: o "Profissionalização", voltado a empresas e ao preenchimento das vagas reservadas por Lei a aprendizes; o "Políticas Públicas", voltado aos municípios, com o objetivo de articular e fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente; e o "Educação", voltado, através do MPT na Escola, a escolas de ensino fundamental da rede pública. A proposta é trabalhar o tema em atividades em sala de aula, do 4º ao 7º ano, sensibilizando os envolvidos para o problema.
Esse é o primeiro ano que a capacitação é feita para os municípios da área de abrangência do MPT em Passo Fundo. Anualmente, também é realizado concurso que premia trabalhos artísticos produzidos pelos alunos das escolas participantes. 2017 foi o primeiro ano em que o prêmio foi realizado no Rio Grande do Sul. A capacitação foi ministrada pela procuradora do MPT Patrícia de Mello Sanfelici (lotada em Porto Alegre), coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). Também auxiliou na capacitação a chefe da Assessoria de Planejamento, Gestão Estratégica e Serviço Social (Apges) do MPT-RS, assistente social Vitória Raskin (também de Porto Alegre).
A procuradora esclareceu o público sobre a estrutura do MPT e suas metas institucionais, além do que é trabalho infantil, assim considerado toda forma de atividade econômica e/ou de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remunerada ou não, exercida por crianças e adolescentes que estão abaixo da idade mínima para entrada no mercado de trabalho (no Brasil, 16 anos). Abordou, ainda, mitos e prejuízos dele advindos e apresentou o Projeto Resgate a Infância, pelo qual o MPT promove o combate ao trabalho infantil. A partir de agora, o projeto MPT na Escola nos municípios da área de abrangência de Passo Fundo será coordenado pela procuradora Renata Falcone Capistrano da Silva. Também esteve presente na capacitação a procuradora Flávia Bornéo Funck.
Até o momento, no Rio Grande do Sul, participam escolas públicas de Ensino Fundamental de 50 municípios. Além dos 5 da área de abrangência do MPT em Passo Fundo, são 30 da região de Porto Alegre (incluindo Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Cachoeirinha, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Mariana Pimentel, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Santa Rita, Osório, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, Sertão Santana, Terra de Areia, Três Forquilhas, Torres, Tramandaí, Viamão e Xangri-lá), 12 da área de abrangência do MPT em Santa Cruz do Sul (incluindo Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Brochier, Candelária, Encantado, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Sobradinho, Taquari, Teutônia e Vera Cruz) e mais 3 da área de abrangência do MPT em Uruguaiana (incluindo Itaqui e Santo Ântônio das Missões).
Clique aqui para acessar no YouTube ao vídeo (9min41s) sobre o projeto Resgate a Infância.
Clique aqui para acessar ao site da campanha #ChegaDeTrabalhoInfantil.
Leia mais
9/3/2018 - MPT na Escola capacita municípios dos vales do Rio Pardo e do Taquari
6/3/2018 - Passo Fundo, Erechim e Carazinho convidados para aderirem ao MPT na Escola
5/3/2018 - MPT na Escola realiza primeira capacitação do ano para a região de Porto Alegre
1/3/2018 - MPT esclarece 28 empresas do comércio de Uruguaiana sobre cota de aprendizagem
21/2/2018 - Audiência em Uruguaiana tratará de aprendizagem profissional
31/1/2018 - MPT esclarece empresas de Itaqui sobre cota de aprendizagem
22/1/2018 - Audiência em Itaqui tratará de aprendizagem profissional
23/11/2017 - MPT reúne entidades formadoras de aprendizagem de Uruguaiana
22/11/2017 - MPT capacita escolas em Uruguaiana
21/11/2017 - MPT começa em Uruguaiana implantação do projeto "Resgate a Infância"
25/5/2017 - MPT realiza capacitação sobre trabalho infantil em Arroio do Tigre
11/5/2017 - MPT implanta em Capão da Canoa projeto "Resgate a Infância"
10/4/2017 - Eixo "Educação" do Projeto "Resgate a Infância" é apresentado para membros do Fepeti-RS
28/3/2017 - Secretário de Educação confirma participação de Porto Alegre no eixo educação do Projeto Resgate a Infância
24/3/2017 - MPT na Escola segue cronograma de capacitações com gestores e educadores
16/3/2017 - MPT na Escola terá capacitação para órgãos do Fepeti, em Porto Alegre
23/2/2017 - Reunião com municípios define implantação do "MPT na Escola"
23/11/2016 - MPT reúne maiores empresas de Passo Fundo para debater profissionalização
22/11/2016 - MPT implanta em Passo Fundo projeto "Resgate a Infância"
28/9/2016 - Capacitação do MPT na Escola expande projeto no Estado
Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132) enviado especial
Fixo Oi (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs
Tags: Março