MPT define calendário 2016 da força-tarefa nos frigoríficos

Encontro realizado, terça e quarta-feira, com parceiros de todo Estado, em Santa Maria, avaliou resultados de 2015, que ainda terá mais cinco operações até o Natal deste ano no meio ambiente do trabalho de plantas gaúchas

Clique aqui para baixar do Flickr fotos (em alta definição) exibidas no slide show abaixo (autor: Flávio Wornicov Portela / MPT).

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) reuniu, terça e quarta-feira (10 e 11/11), em Santa Maria (RS), 51 profissionais de órgãos parceiros da sua força-tarefa estadual que investiga meio ambiente do trabalho nos frigoríficos: Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA). O objetivo foi o de avaliar operações realizadas em 2015 e projetar ações de 2016.

     A manhã do primeiro dia foi destinada ao brainstorming (tempestade de ideias). O grupo se reuniu e utilizou a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções inovadoras, sugerindo qualquer pensamento ou ideia que viesse à mente sobre a força-tarefa. À tarde, todos foram divididos em duas reuniões setoriais (Cerests e Coordenadorias numa e CREA noutra). O objetivo foi o de reunir maior número possível de ideias, visões, propostas e possibilidades que levassem a denominador comum e eficaz para solucionar problemas e entraves que dificultam operações da força-tarefa. Os integrantes também definiram nomes e datas dos frigoríficos que serão vistoriados em 2016. A manhã do segundo dia foi destinada à definição de novas atividades do grupamento operacional.

     Esse foi o segundo encontro de 2015, realizado no auditório da Inspetoria santa-mariense do CREA. Participaram representantes dos Cerests Estadual e de Porto Alegre, mais 9 Regionais: Canoas (Vale dos Sinos), Caxias do Sul (Serra), Erechim (Alto Uruguai), Ijuí (Missões), Palmeira das Missões (Macronorte), Passo Fundo (Nordeste), Pelotas (Macrosul), Santa Cruz do Sul (Vales) e Santa Maria (Centro). Também esteve presente a Unidade de Referência em Saúde do Trabalhador (Urest) de Ametista do Sul. Estiveram, ainda, nove Coordenadorias Regionais de Saúde: 3ª (Pelotas), 5ª (Caxias do Sul), 6ª (Passo Fundo), 8ª (Cachoeira do Sul), 10ª (Alegrete), 11ª (Erechim), 13ª (Santa Cruz do Sul), 14ª (Santa Rosa) e 18ª (Osório). O CREA esteve representado por seis profissionais. O grupo foi completado pela fisioterapeuta Carine Taís Guagnini Benedet (de Caxias do Sul), que presta serviço para a CNTA.

     O CREA sugeriu a elaboração de documento com competências individualizadas dos órgãos participantes da força-tarefa para organizar ações de fiscalização, bem como sejam programadas reuniões periódicas para análise das operações realizadas. Também propôs ao Cerest Estadual que desenvolva equipe central com objetivo de uniformizar as ações. Como pontos positivos, o Conselho salientou o aprimoramento técnico da fiscalização do CREA, após o início de sua participação na força-tarefa, e incremento da visibilidade da autarquia perante à sociedade e profissionais do sistema.

Avaliações

     O coordenador estadual do Projeto do MPT de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, procurador do Trabalho Ricardo Garcia (lotado em Caxias do Sul), avalia que "o encontro foi muito além das expectativas, porque além de organizar o projeto, refletiu sobre o papel de cada órgão e as necessidades e potencialidades de cada um". O calendário de 2016 foi construído de forma realista e flexível."

     O gerente de fiscalização do CREA, engenheiro Marino José Greco (lotado em Porto Alegre), afirma que "o encontro foi extremamente importante e atingiu seus objetivos no sentido de avaliação das ações desenvolvidas em 2015, bem como de alinhamento entre os órgãos da força tarefa para aprimoramento das fiscalizações que ocorrerão no próximo ano. A discussão sobre o papel de cada instituição foi fundamental para o desenvolvimento desta e de outras operações conjuntas no futuro".

     A coordenadora do Cerest Estadual, Loiva Schardosim (lotada em Porto Alegre), entende que "o encontro superou as expectativas previstas, foi produtivo, esclarecedor, houve troca de conhecimentos e experiências e mostrou a necessidade da aproximação entre os diferentes atores na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast): Cerests e CRSs. Concluindo, saímos do encontro mais fortalecidos e com um planejamento prevendo novas estratégias de atuação a fim de contemplar as ações a serem realizadas."

Histórico

     Desde janeiro do ano passado, foram realizadas 26 operações (9 em 2014 e 17 em 2015). Até agora, foram vistoriados 14 frigoríficos avícolas (incluindo 4 monitoramentos na Serra), 5 bovinos, 6 suínos e 1 fábrica de rações. Interdições de máquinas e atividades paralisaram 10 plantas (6 avícolas, 2 bovinas e 2 suínas) em ações com participação do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Mais cinco frigoríficos do Estado serão vistoriados até o Natal, alguns simultâneos.

     O primeiro encontro do MPT com os parceiros havia sido realizado, em 9 de abril, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindimetal) de Canoas e Nova Santa Rita. O objetivo tinha sido o de debater o aprofundamento dos relatórios e a sistematização de instrumentos nas ações da força-tarefa.

Institucional

     Os Cerests promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Existem dois tipos de Cerest: os estaduais e os regionais. Cabe aos Cerest capacitar a rede de serviços de saúde, apoiar as investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, apoiar a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender aos acidentes de trabalho e agravos contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho e aos agravos de notificação compulsória.

     O CREA é entidade autárquica de fiscalização do exercício e das atividades profissionais dotada de personalidade jurídica de direito público, constituindo serviço público federal, vinculada ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). É órgão de fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior. O Conselho abrange os profissionais da Engenharia Civil; Geografia; Agrimensura; Engenharia Elétrica e Eletrônica, Eletrotécnica; Engenharia Industrial, Mecânica, Têxtil, Química, Naval, Aeronáutica e Metalúrgica; Agronomia; Meteorologia; Geologia; Engenharia de Minas; Engenharia Florestal; Engenharia Química; Engenharia de Segurança do Trabalho; Tecnólogos e os Técnicos de Nível Médio.

Leia mais

6/11/2015 - MPT notifica frigorífico Santa Clara (Carlos Barbosa)
28/10/2015 - Frigorífico Carrer (Farroupilha) não atende maioria das notificações de saúde e segurança do trabalhador
28/10/2015 -Começa operação da força-tarefa no frigorífico Carrer (Farroupilha)
21/10/2015 - Frigorífico Nicolini (Garibaldi) evolui na adequação do ambiente de trabalho
20/10/2015 - Começa operação da força-tarefa no frigorífico Nicolini, em Garibaldi
19/10/2015 - Marfrig (Bagé) recebe 88 autos de infração do MTPS
14/10/2015 - MPT notifica frigorífico Guarda Velha (Sulnorte), em Triunfo
13/10/2015 - Seara (JBS), em Caxias do Sul, adequa parcialmente situações no prazo de 72 horas
9/10/2015 - Laudo aponta problemas de ergonomia no frigorífico Chesini de Farroupilha
7/10/2015 - MPT notifica Seara (JBS Foods), em Caxias do Sul
6/10/2015 - Começa operação da força-tarefa na JBS (perus), em Caxias do Sul
1/10/2015 - Força-tarefa MPT / CREA investiga acidente de trabalho com morte na BRF, em Arroio do Meio
30/9/2015 - Fiscalização do CREA-RS apresenta relatório sobre atividades técnicas no frigorífico JBS de Frederico Westphalen
29/9/2015 - Laudo aponta problemas de ergonomia no frigorífico JBS de Frederico Westphalen
24/9/2015 - MPT notifica frigorífico Cosuel, em Encantado
24/9/2015 - Participação do CREA na força-tarefa dos frigoríficos qualifica investigações do MPT
22/9/2015 - Força-tarefa do MPT começa operação no frigorífico Cosuel, em Encantado
21/9/2015 - Cerest aponta riscos à saúde dos empregados do frigorífico JBS de Frederico Westphalen
18/9/2015 - Interditado frigorífico Aurora (suínos), em Erechim
16/9/2015 - Força-tarefa do MPT vistoria frigorífico Apebrun, em Vacaria
9/9/2015 - Força-tarefa do MPT investiga Frigorífico Chesini, em Farroupilha
27/8/2015 - Frigorífico Paverama compromete-se perante MPT a ajustar conduta
18/8/2015 - Frigorífico Alibem comunica alterações realizadas na planta de Santo Ângelo
14/8/2015 - Interditadas atividades e máquinas no frigorífico Alibem, de Santa Rosa
13/8/2015 - Força-tarefa do MPT soluciona graves riscos aos trabalhadores em máquinas na JBS de Frederico Westphalen
11/8/2015 - Força-tarefa do MPT investiga meio ambiente do trabalho na JBS de Frederico Westphalen
30/7/2015 - Cerest aponta risco grave à saúde dos empregados do frigorífico Alibem, de Santo Ângelo
28/7/2015 - MPT obtém condenação da BRF de Lajeado por terceirização ilícita
27/7/2015 - Fiscalização do CREA-RS apresenta relatório sobre atividades técnicas no frigorífico Alibem, em Santo Ângelo
24/7/2015 - Frigorífico Paverama inicia negociação de TAC com o MPT em Santa Cruz do Sul
23/7/2015 - Laudo aponta problemas de ergonomia no frigorífico Alibem, em Santo Ângelo
17/7/2015 - Relatório sobre ergonomia aponta riscos à saúde de trabalhadores do frigorífico Silva, em Santa Maria 
16/7/2015 - MPT flagra irregularidades em frigorífico de Paverama
13/7/2015 - Cerest entrega relatório de análises sobre saúde do trabalho no frigorífico Marfrig, de Bagé
6/7/2015 - Relatório do Cerest aponta risco grave à saúde dos empregados do frigorífico Silva, em Santa Maria
24/6/2015 - MPT inspeciona frigorífico Alibem, em Santo Ângelo
15/5/2015 - Marfrig, em Bagé, interditado por risco aos trabalhadores
8/5/2015 - Autos de infração entregues ao Frigorífico Silva
10/4/2015 - Reunião entre MPT, MTE, Urest e Cerest avalia força-tarefa nos frigoríficos
1/4/2015 - Frigorífico Silva, de Santa Maria, se corrige e MTE levanta interdição
20/3/2015 - Risco aos trabalhadores interdita Frigorífico Silva, em Santa Maria
23/2/2015 - JBS Aves (Passo Fundo) recebe mais 20 autos de infração
2/2/2015 - JBS (Passo Fundo) recebe duas notificações e 56 autos de infração
19/1/2015 - Frigorífico Minuano (Lajeado) poderá ser interditado em 72 horas
20/1/2015 - Fundacentro entrega relatório sobre visita técnica na JBS em Passo Fundo
9/12/2014 - Frigorífico JBS em Passo Fundo tem mais setores interditados
18/12/2014 -Interditado frigorífico JBS em Passo Fundo
2/10/2014 - Agrosul firma acordo para adequar ambiente de trabalho
18/9/2014 - Força tarefa interdita parte de frigorífico em Nova Araçá
4/9/2014 - Levantada parcialmente interdição do frigorífico Languiru, em Westfália
28/8/2014 - Interditadas máquinas do frigorífico Languiru, em Westfália
22/8/2014 - MPT em Novo Hamburgo propõe novo TAC em audiência com Agrosul
12/8/2014 - JBS firma acordo para adequar ambiente de trabalho
1/8/2014 - Frigorífico Frinal/JBS em Garibaldi firma acordo de adequação
18/7/2014 - Acordo inédito reduzirá ritmo de trabalho no frigorífico BRF em Marau
17/6/2014 - Frigorífico Agrosul, de São Sebastião do Caí, tem desinterdição parcial
13/6/2014 - MPT constrói acordo para adequações com frigoríficos BRF (Lajeado) e JBS (Montenegro)
12/6/2014 - Interditados processos do frigorífico Agrosul, de São Sebastião do Caí
28/5/2014 - Interdições reduzem ritmo de trabalho em frigoríficos
29/4/2014 - Trabalhadores da BRF de Lajeado denunciam excessivo ritmo de trabalho e descumprimento de pausas
25/4/2014 - Interditados processos do frigorífico BRF em Lajeado
21/2/2014 - MPT apresenta resultado de questionário aplicado em trabalhadores da JBS Aves de Montenegro
20/2/2014 - Força-tarefa interdita setores da JBS Aves em Montenegro
22/1/2014 - Força-tarefa interdita setores de frigorífico em Passo Fundo

Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTPS/RS 6132) enviado especial
Fixo Oi (51) 3220-8328 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Novembro

Imprimir