Hospital Conceição não possui conduta respeitável em Ergonomia

Relatório produzido para o MPT - por equipe especializada - conclui que Análise Ergonômica do Trabalho é incoerente

      O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) S. A., de Porto Alegre, "não possui conduta respeitável em Ergonomia, nem Análise Ergonômica do Trabalho (AET) coerente". A conclusão faz parte do Relatório de Ergonomia produzido por equipe especializada para o Ministério Público do Trabalho (MPT). O documento resulta da terceira operação realizada, de 18 a 21 de outubro, pela força-tarefa de adequação das condições de saúde e segurança no trabalho em hospitais no Rio Grande do Sul. O relatório aponta, ainda, que a AET "deve abordar cada um dos postos de trabalho, com o intuito de analisar, diagnosticar e, posteriormente, propor correções para as situações encontradas, visando a adaptação do posto às características psicofisiológicas do trabalhador. A AET deve ser providenciada com brevidade, com participação da CIPA, do trabalhador do posto e com metodologia científica adequada".

Clique aqui para acessar a íntegra do relatório.

     O trabalho da equipe de Ergonomia consistiu na análise de documentos e na inspeção dos postos de trabalho, à luz da Norma Regulamentador (NR) 17, utilizando-se a International Organization for Standardization (ISO; em português Organização Internacional para Padronização) 11.228, partes 1 a 3, e os métodos do National Institute for Occupational Safety and Health (Niosh; em português Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional, agência federal dos Estados Unidos responsável pela realização de pesquisas e produção de recomendações para a prevenção de lesões e doenças relacionada com o trabalho), Occupational Repetitive Actions (OCRA) e Movimentação Adequada de Pacientes em Hospitalizados (Mapho).

     O grupo foi composto por 6 integrantes: como coordenadora, a fisioterapeuta do Trabalho e ergonomista Carine Taís Guagnini Benedet (Caxias do Sul); pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS), os supervisores de fiscalização da Serra / Sinos, Alessandra Maria Borges (Caxias do Sul), e do Sul, Mauro Rogério Castro Brião (Pelotas); pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a fonoaudióloga Bruna Campos de Cesaro (Caxias do Sul); e pelos Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), a enfermeira Neusa Panciera Moraes (Alegrete) e a fisioterapeuta Sabrina Pereira Zazycki (Santa Rosa).

Leia mais

9/12/2016 - MPT notifica hospital Tacchini (em Bento Gonçalves)
5/12/2016 - Começa operação do MPT no hospital Tacchini (em Bento Gonçalves)
21/10/2016 - Trabalhadores do Hospital Conceição "pedem socorro"
18/10/2016 - Começa operação do MPT no Conceição (em Porto Alegre)
28/9/2016 - MPT recebe relatório sobre Ergonomia no Hospital Unimed (Caxias do Sul)
28/9/2016 - CREA apresenta ao MPT relatório sobre Hospital Unimed (Caxias do Sul)
15/9/2016 - Cerests apresentam ao MPT relatórios sobre Hospital Unimed (Caxias do Sul)
1/9/2016 - MPT alerta hospitais sobre falta de gestão em saúde e segurança do trabalho
19/8/2016 - MPT notifica Hospital Unimed Caxias do Sul
178/2016 - Máquina interditada no Hospital Unimed Caxias do Sul
16/8/2016 - Começa operação do MPT no Hospital Unimed Caxias do Sul
8/8/2016 - Cerest indica riscos à saúde dos empregados do Hospital Mãe de Deus (Porto Alegre)
4/8/2016 - CREA-RS aponta irregularidades do Hospital Mãe de Deus
2/8/2016 - Manuseio de cargas e pessoas é crítico no Hospital Mãe de Deus, aponta relatório em Ergonomia, primeiro a ser embasado pelo método MAPHO no Brasil
22/7/2016 - Hospital Mãe de Deus (em Porto Alegre) recebe notificação do MPT-RS para adequar aspectos de segurança e saúde do Trabalho
19/7/2016 - Começa primeira operação da força-tarefa dos hospitais gaúchos

Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Dezembro

Imprimir